Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Fim da mamografia? Novo exame de sangue já é capaz de detectar câncer da mama


Todos sabem que quanto antes iniciar o tratamento contra o câncer de mama, maiores são as chances de cura, por isso a medicina continua empenhada em descobrir novas formas de detectar a doença o mais rápido possível. 

Na Universidade Johns Hopkins, Estados Unidos, os pesquisadores do Instituto Walter e Eliza Hall, na Austrália, encontraram uma forma de fazer com que através de um exame de sangue seja possível descobrir vários tipos de câncer, entre eles, o de mama.

‘CancerSeek’ é o exame de sangue que consegue diagnosticar se há pequenas quantidades de AND alterados e também proteínas que são liberadas no sangue pelas células cancerígenas. É como se fosse uma biópsia líquida e este tipo de teste pode ser feito juntamente com o exame de sangue tradicional.

Na biópsia, uma agulha é inserida no tumor para que possa ser confirmado, ou não, o câncer. E esta descoberta do novo exame de sangue é indicada para mulheres de qualquer idade, mas principalmente aquelas que ainda não completaram 50 anos, além das que têm casos de câncer na família.

Christof Sohn, médico diretor do Hospital Universitário Feminino, está empolgado com a descoberta e declarou: ““O exame de sangue desenvolvido pela nossa equipa de pesquisadores oferece uma nova e revolucionária oportunidade para detectar o câncer no seio de forma rápida e não invasiva usando biomarcadores no sangue“.

Esse novo procedimento não é invasivo, não exige que o paciente sofra tanto e fica bem mais em conta. Essa descoberta poderá ser usada até mesmo para a identificação de câncer metastáticos e também aqueles em estágio inicial.

Infelizmente não há previsão ainda de quando este teste será disponibilizado para as brasileiras, pois ainda demanda um tempo até que os órgãos autorizem, mas a torcida é para que seja o mais breve possível, pois ajudará a salvar a vida de muitas mulheres.

1 News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia