Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Justiça determina que homem pague indenização à ex-mulher por execução de tarefas domésticas

Foto: Pascalhelmer/Creative Commons

A justiça da Argentina tomou uma decisão inédita na segunda-feira (10). Uma mulher receberá 8 milhões de pesos (equivalente a cerca de R$ 650 mil) do ex-marido por ter realizado tarefas domésticas durante quase 30 anos.

A decisão beneficia uma argentina de 70 anos que dedicou parte de sua vida exclusivamente à criação dos filhos e às tarefas domésticas. Quando ela completou 60 anos, o homem abandonou o lar, após 27 anos de casamento. O casal de separou em 2009 e se divorciou em 2011.

Desde a separação, a aposentada enfrentou graves dificuldades econômicas. Já o homem "está bem", afirmou a juíza Victoria Famá, ao pronunciar a sentença. Para ela, a situação desigual mostra o rompimento do equilíbrio e que o contrato que o casal tinha durante o matrimônio foi descumprido.

"A dependência econômica das esposas é um dos principais mecanismos que favorecem a subordinação das mulheres na sociedade (...). No entanto, na maioria das famílias, as mulheres assumem a carga das tarefas domésticas e o cuidado dos filhos, mesmo quando desempenham outro trabalho fora de casa", argumentou. A magistrada determinou uma "soma razoável a fim de reequilibrar a situação econômica díspar dos cônjuges".

A idade da aposentada foi outro fator que a juíza levou em conta. "60 anos é a idade que as mulheres se aposentam", afirmou, lembrando a dificuldade de iniciar uma carreira nessa etapa da vida.

A pena por compensação econômica foi introduzida no Código Civil de 2015. A lei estabelece que o montante pode ser pago em uma única vez, em parcelas ou na forma de bens, dependendo do acordo entre as partes.

G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia