Mãe luta para conseguir cirurgia para recém-nascido com doença cardíaca rara na Bahia

Foto: Reprodução/TV Subaé


Por Alice Ribeiro, TV Subaé

Um recém-nascido está internado com uma doença cardíaca rara no Hospital Estadual da Criança, na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador. Os pais do menino Theo Santana tenta a transferência do filho para um hospital de Salvador para fazer uma cirurgia.

Os pais de Theo descobriram que o filho sofre de Estenose Aórtica Congênita, doença que atinge 1 a cada 100 bebês, quando fazia exames em um hospital particular. Na maioria dos casos, os pacientes precisam passar por uma cirurgia.

Os bebês diagnosticados com Estenose Aórtica Congênita têm a passagem do sangue limitada, causando falta de ar e cansaço ao mamar. A criança também fica hipoativa, com sudorese e tonturas.

Foto: Reprodução/TV Subaé

"O pediatra falou que ele tem um pequeno sopro no coração, mas me acalmou dizendo que raramente esse sopro teria algo a mais, que com o crescimento ele 'taparia' e me passou para fazer o ecocardiograma" , disse Maria Jaiane Santana, mãe do menino.

"Em qualquer momento ele pode morrer, segundo a doutora. Ela falou que eu não poderia nem pensar em ir para casa. Ela fez uma carta, uma recomendação para que o hospital nos internasse. Eu só fiz passar na casa de minha cunhada, pegar as três mudas de roupa de Theo", completou.

Segundo Maria Jaiane, de 25 anos, Theo precisa fazer uma cirurgia que só é feita em hospitais de Salvador. A família aguarda o surgimento de uma vaga para transferir o recém-nascido.

Foto: Reprodução/TV Subaé

“Todos os dias eu estou indo lá [Secretaria de Saúde] perguntar como está o andamento. Estamos esperando uma vaga, mas que vaga é essa que não surge? Essa vaga só está sendo no Santa Isabel? Não pode procurar em outros hospitais?”, falou a mãe do menino.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que a Central Estadual de Regulação está procurando uma unidade médica que atenda ao perfil do bebê.

Sobre Web Interativa

WEB INTERATIVA - PORTAL DE NOTÍCIAS - Redacao@interativapn.com

0 comentários:

Postar um comentário