Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Você nem imaginava! 16 erros comuns dos frequentadores de academia

Divulgação


Lívia Oliveira

Reduzir medidas e definir o corpo são os principais objetivos de quem entrar ou frequenta academia, mas detalhes simples constantemente levantam dúvidas nos praticantes. "Musculação emagrece?", "Preciso treinar todos os dias?" e "Quanto mais repetições mais perco gordura?" são alguns dos questionamentos.

Para te ajudar a entender melhor sobre o universo fitness, o iBahia conversou com o personal trainer Gutemberg Vieira, da Fitclub sobre os principais mitos da academia.

Divulgação
1- Preciso fazer no mínimo 30 min de esteira para ter resultado?

Gutemberg Vieira: "depende. O tempo de esteira depende do condicionamento físico da pessoa, das adaptações de cada organismo e da metodologia utilizada pelo profissional de educação física".

2- O fato de fazer rapidamente as séries na musculação faz com que eu emagreça mais?

Gutemberg Vieira: 
"mito. Existem estudos que comprovam que quanto mais cadenciado (controlado) a execução do exercício será recrutado uma maior concentração de fibras musculares durante o movimento. Quanto maior a contração, maior será a microlesão causada e com um pós-treino adequado (alimentação e descanso) maior será o aumento de massa muscular e, consequentemente, ocorre a diminuição do percentual de gordura".

3- Quanto mais horas na academia maior será o resultado?

Gutemberg Vieira:
 "mito. O tempo de aeróbico e musculação na academia deve ser de no máximo duas horas. Muitas vezes o excesso de tempo na academia pode até prejudicar o resultado, pela dispersão, em conversas ou no celular, durante a execução dos exercícios. Vale lembrar que a duração está diretamente ligada ao treino indicado".

4- Mulher que treina braço fica "igual a homem"?

Gutemberg Vieira:
 "mito. O resultado do treino de superior depende do biotipo da pessoa e do padrão anatômico do corpo. Além disso, para ficar musculoso depende ainda de um maior volume e intensidade de treino".

5- Treinar usando faixa modeladora ou gel redutor de medida define a cintura?

Gutemberg Vieira:
 "mito. O que deixa a cintura fina é alimentação adequada. O ideal é buscar orientações de um profissional de nutrição".

6- A cor ou tecido da roupa da academia ajuda a queimar calorias?

Gutemberg Vieira: 
"mito. O correto é optar por roupas mais leves. Casacos ou tecidos quentes vai prejudicar o processo de transpiração".

7- Fazendo vários abdominais vou ficar com a cintura fina?

Gutemberg Vieira:
 "mito. Os exercícios abdominais servem para tonificar e fortalecer o abdômen. O que reduz o percentual de gordura é uma dieta adequada".

8- Quanto mais carboidrato consumido antes do treino mais músculo?

Gutemberg Vieira: 
"mito. Quanto mais carboidrato mais energia para realizar o treino. Mas, você precisa ter cuidado com a escolha dos alimentos do pré-treino, para não ficar com a sensação de estufamento. Vale buscar um nutricionista para ter um plano alimentar individual".

9- Usar celular durante os exercícios diminui o efeito do treino?

Gutemberg Vieira: 
"verdade. O celular pode fazer a pessoa perder a concentração e não conseguir ter a ativação necessária para a musculatura trabalhar (força para executar o exercício). Além disso, uma pessoa no celular pode perder a posição biomecânica (correta) para  fazer o exercício, o que pode até causar uma lesão".

10- Quanto mais dor mais resultado?

Gutemberg Vieira: 
"depende. A famosa frase 'sem dor, sem ganho' depende do nível do aluno. A musculação é como se fosse uma escola, a pessoa vai evoluindo aos poucos e conquistando os resultados processualmente. Outro detalhe é que a intensidade do treino não depende necessariamente da carga utilizada".

11- Tenho que tomar suplemento para ter resultado?

Gutemberg Vieira:
 "mito. Os suplementos são como um complemento alimentar para suprir a necessidade do organismo de algum nutriente. Para consumir suplemento você deve consultar um nutricionista".


12- Para emagrecer, só preciso fazer aeróbico?

Gutemberg Vieira:
 "mito. O conjunto de exercícios aeróbicos, musculação e alimentação adequada é o que vai te dar um resultado mais positivo. A musculação, com volume e intensidade bem orientados, favorece o ganho de massa muscular, acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico".

13- Pouco peso e muita repetição emagrece?

Gutemberg Vieira: 
"relativo. Um treino com pouco peso e mais repetições aumenta a resistência do músculo e contribui para o emagrecimento desde que o tempo de descanso entre as séries não seja longo. Porém, o peso depende do teste de força e do treino de cada pessoa, assim como a quantidade de repetições".

14- Preciso malhar todos os dias para alcançar resultado?

Gutemberg Vieira:
 "mito. A quantidade de treinos depende da adequação dos exercícios a rotina de cada pessoa. Além disso, depende de como o treino foi montado, da assiduidade do aluno e do plano alimentar. A literatura indica no mínimo três vezes por semana".

15- Ventilador ou ar condicionado desligado aumenta a perda de caloria?

Gutemberg Vieira:
 "mito. A falta de ventilação só vai fazer você transpirar mais, porém o suor é só o corpo colocando líquido e toxinas para fora. Não tem nada a ver com perda de peso".

16- Sem alimentação adequada não tem resultado?

Gutemberg Vieira:
 "verdade. A alimentação representa cerca de 70% no processo de emagrecimento ou definição do organismo. O pré e o pós-treino adequado é essencial no desenvolvimento da massa muscular".

*Sob supervisão da repórter Isadora Sodré

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia