Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Foi por pouco! Um asteroide passou 'raspando' pela Terra


A Terra quase foi atingida por um asteroide na quarta-feira (24/07) e os cientistas mal perceberam. A ameaça veio de uma rocha espacial oficialmente chamada de Asteroid 2019 OK, que passou a cerca de 73 mil quilômetros do nosso planeta, ou seja, apenas 1/5 da distância até a Lua (384 mil quilômetros). Em uma escala astronômica, isso seria chamado de 'por um triz'. 

O Washington Post, publicou na sexta-feira (26/07) uma matéria com dados da NASA, onde informou que o asteróide 2019 OK, que tem o tamanho estimado entre 57 a 130 metros de largura, não estava no radar dos cientistas e aparentemente apareceu 'do nada'. Os astrônomos dizem que ele não representa uma ameaça imediata, mas admitem que não tinham ideia de que a rocha gigante estava vindo em nossa direção, porque veio da direção do sol.

'Nada deste tamanho é fácil de detectar. Outro ponto é que ele estava sob a luz solar refletida, e mesmo estando muito perto, era pouco visível', disse Alan Duffy, cientista chefe da Royal Institution of Australia ao Washington Post.

O asteroide só se tornou visível há alguns dias. Existem 20.000 semelhantes a esse próximos da Terra, que ocasionalmente fazem uma aparição. 

As previsões já haviam notado que alguns asteroides passariam relativamente perto da Terra esta semana, mas ninguém previu que seria tão perto quanto o Asteroid 2019 OK.

'A detecção de última hora é mais um sinal do quanto permanece desconhecido sobre o espaço e uma lembrança séria da ameaça real que asteroides podem representar', acrescentou Duffy.

Via: ABS/CBN News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia