Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

‘Phubbing’: o hábito que está acabando com relacionamentos e você provavelmente tem


Apesar da palavra do termo não ser comum em nosso vocabulário, ela provavelmente faz parte do seu cotidiano. Basta pensar em quantas vezes uma conversa é interrompida por conta das pessoas pegaram o celular e se desconectarem do mundo real ao se distraírem com redes sociais. 

Para quem não sabe, ‘Phubbing’ nada mais é do que o ato de esnobar alguém com quem você está falando para olhar para um celular. Apesar do fenômeno parecer inofensivo, embora irritante, pesquisadores estão descobrindo que este hábito pode estar prejudicando os relacionamentos.

Segundo a psicóloga Emma Seppälä, embora o mundo virtual colabore para conectar as pessoas com outras através de mídias sociais ou mensagens de texto, isso pode atrapalhar seriamente as relações pessoais entre as pessoas quando estão juntas pessoalmente. 

Vários estudos mostraram que o ‘Phubbing’ faz com que as interações que são feitas pessoalmente sejam consideradas menos importantes. Um artigo publicado na revista Computers in Human Behavior, em 2016, mostrou que as mensagens de texto durante uma conversa tornavam a conversa mais satisfatória para as pessoas que as tinham, em comparação com as pessoas que interagiam pessoalmente. 

Um estudo de 2012 até descobriu que a simples presença de um telefone celular durante uma conversa, mesmo que ninguém estivesse usando, era suficiente para fazer as pessoas se sentirem menos conectadas umas com as demais pessoas presentes no mesmo local.

O phubbing também pode prejudicar a reputação das pessoas. A psicóloga Emma Seppälä alega que os usuários de telefone são geralmente vistos como menos educados e menos atenciosos. Muitos especialistas consideram phubbing um hábito preocupante quando este começa a interferir na vida cotidiana, prejudicando as pessoas durante as conversas e interações feitas pessoalmente.

A doutora Seppälä sugera para as pessoas que se identificam como phubbing,  que passem a criar e seguirem regras, como por exemplo, manter-se longe do celular em momentos de alimentação, para que aos poucos passem a apreciar mais os momentos de interação e as conversas que são feitas pessoalmente.

1 News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia