Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Estudantes do ensino fundamental se encantam com visita aos laboratórios da UNEB


Observar um fungo ou uma célula pelo microscópio, conhecer fosseis de animais pré-históricos, ver o DNA de uma fruta, e ter a experiência tátil de tocar em diversos animais conservados em álcool. Essas foram algumas das experiências vivenciadas por estudantes do ensino fundamental I da Escola Branca de Neve, localizada em Pindobaçu-BA, e do ensino fundamental II da Escola Municipal Pedro Lopes da Silva, na comunidade Aguadas em Filadélfia-BA que visitaram os laboratórios do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB nesta quinta-feira (15).


O DEDC VII recebe a comunidade externa para que todos conheçam o trabalho realizado pela universidade, pois tem como um de seus objetivos popularizar a ciência. Nesse sentido, a coordenadora do Espaço Ciência Micológica, Thais Emanuelle Feijó, ressaltou sobre a importância de abrir as portas dos laboratórios da UNEB para a comunidade externa “Abrir os espaços da UNEB para visitação é uma forma de dar um retorno à sociedade acerca do que a universidade vem desenvolvendo”.


Escolas e universidades podem agendar visitas para conhecerem os laboratórios da UNEB que contribuem para a aquisição de conhecimentos dos estudantes a partir de 2 anos de idade. Os laboratórios também realizam atividades e explicações lúdicas de modo que todos compreendam a ciência e percebam a sua importância. O aluno, Mateus Martins, de 7 anos, que durante a visita se mostrou muito curioso a tudo que lhe era apresentado disse “Gostei muito de visitar a UNEB, porque é muito legal. Eu aprendi sobre DNA das frutas. Quero estudar na UNEB”.

A diretora da Escola Branca de Neve, Edilândia Santos, relatou que “Desde o ano passado, trazemos nossos alunos para visitar a UNEB e percebemos que saem daqui mais motivados, pois o concreto desperta neles muitas curiosidades e através da ludicidade conseguem compreender os assuntos”. E o coordenador pedagógico, Jackson Nascimento, falou sobre o porquê levar os alunos para conhecerem a UNEB. “Trabalhamos na escola o projeto “Encantos da Ciência”, composto por várias etapas, uma delas é a visitação aos laboratórios da UNEB que colabora para que eles adquiram novos conhecimentos que, posteriormente, são trabalhados em sala de aula e reproduzidos por eles para a comunidade”.

A coordenadora da escola municipal e egressa do curso de Pedagogia da UNEB, Lourinalva Coelho ressaltou que “Acredito no conhecimento quando ele é vivenciado, as experiências surgem a partir do momento que você conhece e interage. A universidade tem um papel fundamental como transformadora da sociedade”.

Para realizar visitas aos laboratórios do DEDC VII da UNEB basta agendar com antecedência através dos números: 74 3541-8920 ou 74 9 9128-6368.

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC- DEDC/ UNEB)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia