UNEB realiza Simpósio sobre saúde da população negra



O I Simpósio Saúde da População Negra do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB acontecerá na próxima quarta-feira (30) a partir das 9h na Fundec no território quilombola de Tijuaçu, e a partir das 15h no auditório do DEDC VII da UNEB. O Simpósio é uma alusão ao dia 27 de outubro, Dia Nacional de Mobilização Pró Saúde da População Negra, e tem o objetivo de fomentar a discussão sobre a saúde da população negra em Senhor do Bonfim e Microrregião.

No Simpósio será abordado sobre a implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) que já está posta pelo Ministério da Saúde em nível nacional desde 2009. “Porém, não percebemos essa política na prática nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município”, afirma a professora do DEDC VII, Eliana Sacramento.

Portanto, “Discutir a saúde da população negra em Senhor do Bonfim é importante, pois 70% da população se autodeclara preta ou parda. Assim, precisamos discutir essa temática e as suas especificidades e condicionantes tanto de mortalidade quanto de adoecimento dentro das comunidades”, declara Eliana.

O evento é uma atividade acadêmico-científica desenvolvida pelo Projeto de Extensão Saúde da População Negra, com o apoio do Grupo de Pesquisa sobre o Cuidado em Enfermagem (GPCEnf) e o Laboratório de História e Cultura Afro-Brasileira e Currículo Mariinha Rodrigues (LahAfro), do DEDC VII da UNEB.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do endereço eletrônico: www.sge.uneb.br

Confira a programação completa:

30 de outubro de 2019

9h – Roda de Conversa sobre Saúde da População Negra
Profa. Dra. Edna Maria Araújo (UEFS)
Local: Fundec – Tijuaçu

15h – Abertura
Local: Auditório da UNEB (DEDC VII)
Profa. Dra. Suzzana Alice Lima Almeida (Diretora Departamento Campus VII) Profa. Dra. Milca Ramaiane da Silva Carvalho (Coord. Colegiado Enfermagem) Profa. Ms. Eliana do Sacramento de Almeida (Coordenadora do I Simpósio)

15h30 – Apresentação “Boi Educador”
João Bispo da Silva (ACS Bonfim III)

15h45 – Mesa Redonda: Saúde da População Negra: desafios e perspectivas
Profa. Dra. Edna Maria de Araújo (UEFS) Profa. Dra. Carmélia Miranda (UNEB) Sr. José Antônio Souza de Oliveira (Secretário Municipal de Saúde / Senhor do Bonfim) Mediadora: Profa. Ms. Eliana do Sacramento de Almeida

17h30 – Encerramento


Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/ VII)

Sobre Web Interativa

WEB INTERATIVA - PORTAL DE NOTÍCIAS - Redacao@interativapn.com

0 comentários:

Postar um comentário