Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Comercial Pé do Morro informa sobre a campanha de vacinação contra febre aftosa



A 2ª etapa da vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia iniciou na última sexta-feira (1º) e vai até o dia 30 de novembro. Além de vacinar, o produtor deve declarar todo o rebanho na Agência de Defesa Agropecuária do estado (Adab). A 1ª etapa terminou no mês de maio deste ano.

Os proprietários que não vacinarem o rebanho durante o período da campanha e não fizerem a declaração, serão multados no valor de R$ 53 por cabeça não imunizada. A vacinação alcança os animais de 0 a 24 meses.

Neste ano, a novidade da campanha é a redução da dose da vacina dos atuais 5 ml para 2 ml. A Adab informou que a mudança da dose é uma exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para minimizar as reações que ocorriam no local de aplicação da vacina.

Febre Aftosa

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais como os bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Pode ser transmitida principalmente pelo contato entre os animais doentes e os sadios.

O vírus pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entrem em contato com animais doentes. A enfermidade provoca restrições sanitárias e comerciais ao estado e ao país, desvalorização no preço da arroba, desemprego no setor frigorífico e pode causar embargos comerciais a outros produtos, como o farelo de soja, frutas e exportação de carne de frango e suína, além de grande impacto social e econômico.

Vacinas

O produtor poderá adquirir as vacinas na Comercial Pé do Morro na Rua Senhor do Bonfim em Ponto Novo, a loja é revendedora autorizada e devidamente cadastrada na ADAB.


Loja:

 (74) 98110-0828

Artur Paiva:

(74) 98107-6443
(74) 99961-5265


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia