Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Curso de extensão da UNEB encerra com apresentação de materiais didáticos inclusivos desenvolvidos pelos participantes



O curso de extensão "Práticas Inclusivas no Ensino de Ciências" do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB encerrou ontem (19) com apresentação de materiais didáticos inclusivos desenvolvidos pelos participantes. 

O projeto é fruto de parceria entre o Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Extensão em Biologia (LIPPEBIO) do DEDC VII da UNEB e do Núcleo de Educação Inclusiva da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

O objetivo do projeto é possibilitar um espaço de discussão e reflexão sobre a atuação inclusiva do professor de Ciências/Biologia. Assim, a coordenadora do projeto, Rafaela Rocha, enfatiza que “Para uma educação de qualidade todos devem ter direito à construção da aprendizagem”. Rafaela destacou ainda que “O projeto tem a perspectiva de fortalecer as políticas inclusivas na Educação Básica e nos fundamentos teóricos metodológicos da educação em direitos humanos”.

O estudante do 3º período da Licenciatura em Ciências Biológicas, Edvan Santana, destacou que “O curso fomenta a prática de diversas atividades que incorporem os alunos com deficiência física ou psicológica no contexto geral com a turma, trazendo diálogos, discussões e facilitando o conhecimento dos estudantes referente ao conteúdo”. Edvan reforçou ainda que “O curso nos mostrou como ensinar e desenvolver uma metodologia que atenda todos os alunos em uma sala que possuí diferentes pessoas com realidades diversas”.

A programação do curso contou com palestras, atividades de planejamento e rodas de conversa sobre experiências com a inclusão de pessoas com deficiência na Educação Básica. As atividades foram ministradas pelas professoras Rafaela Rocha e Kelly Meneses, no Centro de Artes Professor Marcos Fábio Oliveira Marques, no Colégio Estadual Senhor do Bonfim.


Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC- DEDC/ UNEB)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia