Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Homem com leucemia morre após esperar mais de um mês por transferência em hospital na Bahia

Foto: Giana Mattiazzi/TV Bahia


Um paciente com leucemia, que esperava há mais de um mês por uma transferência para um hospital especializado no tratamento da doença, morreu nesta quinta-feira (12), em Salvador.

A família de Franciomar de Jesus, 33 anos, contou que ele foi diagnosticado com a doença chegar no Hospital Ernesto Simões, que fica no bairro do Pau Miúdo, com dores e vomitando. A unidade não fazia o tratamento, e, por isso, Franciomar precisava ser transferido.

Os familiares chegaram a procurar vagas no Hospital das Clínicas, Santa Izabel, Roberto Santos e Aristides Maltez, todos na capital baiana, mas não encontraram. Em seguida, eles foram à Defensoria Pública do Estado da Bahia pedir uma liminar na Justiça, mas não conseguiram a liberação.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) lamentou a morte de Franciomar e informou que as unidades que tratam pacientes hematológicos na capital baiana são os hospitais Santa Izabel e o Aristides Maltez, cujo contrato é com a prefeitura de Salvador, não estão ofertando vagas no volume suficiente para atender a rede.

Conforme a Sesab, o mesmo acontece com o Hospital das Clínicas (Hupes), que é uma unidade federal, mas não tem conseguido ampliar a oferta de leitos.

Por G1 BA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia