Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Prefeito de Ponto Novo participa de cerimônia de assinatura de convênio do Governo do Estado e entrega proposta para mudança de matriz energética do Projeto de Irrigação



Na manhã da última quinta-feira, dia 19, o prefeito Tiago Venâncio esteve participando da cerimônia de assinatura de convênio da ordem de R$ 9 milhões de reais entre o governo do Estado e a Cooperativa Mista de Produção Camponensa da Bahia, no acampamento Terra Nossa, tendo em vista a implantação de estrutura irrigada para 120 famílias dos Movimentos Sociais MST/MPA, no município de Ponto Novo.

A ação objetiva a implantação de 60 novos lotes no Projeto de Irrigação de Ponto Novo. Ao todo serão 120 hectares irrigáveis, e outros 180 para produção em área de sequeiro. A iniciativa é do Governo do Estado, executada a partir de convênio firmado entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no âmbito do projeto Pró-Semiárido, programa do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).


Participaram da ação, o Secretário de Desenvolvimento Rural – Josias Gomes, o Diretor da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) Wilson Dias, o Coordenador do Programa Pró-Semiárido – César Maynart, e André Santana da Casa Cívil, além de ex-prefeitos, famílias dos movimentos sociais, representantes do Distrito de Irrigação de Ponto Novo, da Associação dos Reassentados, produtores agrícolas do Perímetro Irrigado, dentre outros.

De acordo com o prefeito Tiago Venâncio, a presença dos Secretários do estado no município representam oportunidades para o futuro do Projeto de Irrigação e do município e na ocasião, entregou ao Secretário de Desenvolvimento Rural Josias Gomes, proposta e orçamento, tendo como objetivo a implantação de um Parque de Energia Fotovoltaica no Projeto de Irrigação, equipamento de fundamental importância para a garantia operacional do projeto de Ponto Novo.


Para o prefeito Tiago Venâncio, os investimentos do Governo do Estado são de extrema importância e representam mais oportunidade para o município: “Esse convênio firmado aqui com estas famílias dos Movimentos Sociais irá gerar emprego e renda, principalmente para pequenos produtores, como os da agricultura familiar, ampliando o campo de produção do nosso Projeto Irrigado, garantindo mais geração de emprego e renda no nosso município. Apoiamos todas essas iniciativas e o município é parceiro para que possamos melhorar ainda mais a vida do nosso povo....tenho certeza que o Governo do Estado, como nosso parceiro irá investir muito mais no nosso Projeto de Irrigação, garantindo sustentabilidade hídrica e o pleno funcionamento do nosso Projeto”, destacou.


O Secretario de Agricultura e Gerente do Distrito Eleilson Gama, destacou que a parceria com o Governo do Estado é fundamental para o desenvolvimento da agricultura familiar em Ponto Novo e também para o fortalecimento das atividades no Projeto de Irrigação de Ponto Novo. “Estamos aqui hoje iniciando o processo para recebermos mais 60 lotes no âmbito do nosso Projeto de Irrigação, ao todo serão 205 famílias quando instalados os novos lotes...ficamos felizes pois estamos ampliando as oportunidades de geração de emprego e renda e isso é fundamental para o nosso município, destacou.


O Projeto de Irrigação de Ponto Novo, se encontra em pleno funcionamento, gerando atualmente cerca de 600 empregos diretos e indiretos e produzindo cerca de 20 toneladas de frutas por mês, devolvendo ao município emprego e renda, graças aos esforços da gestão municipal em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) o Programa Pró-Semiárido  do FIDA, o apoio da Casa Civil do Estado, e entidades representativas do Projeto de Irrigação como a Associação dos Reassentados.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Ponto Novo - BA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia