TRE-BA retoma atendimento ao eleitor em Ponto Novo após recesso do judiciário



Os cartórios eleitorais de toda a Bahia retomam o atendimento ao público nesta terça-feira (7), depois de um período de recesso do judiciário. Os serviços da Justiça Eleitoral voltam a ficar disponíveis, incluindo o recadastramento biométrico. 

A revisão cadastral para incluir as digitais já é obrigatória em 242 municípios baianos. O prazo para conclusão desse processo é em 18 de fevereiro. Os prazos processuais, no entanto, continuam suspensos até 21 de janeiro.

A Prefeitura Municipal de Ponto Novo firmou convênio com o Tribunal Eleitoral da Bahia (TRE-BA) tendo como finalidade o recadastramento biométrico obrigatório dos eleitores. A ação tem por objetivo facilitar o acesso dos cidadãos pontonovenses ao recadastramento e a emissão de novos títulos sem a necessidade de deslocarem para o Cartório Eleitoral do município de Itiúba-BA.

Os serviços estão sendo realizados na sede da Prefeitura Municipal de Ponto Novo e acontecem por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 17h. Os Documentos necessários são: Título eleitor, Comprovante de residência (água, luz, internet), Documento oficial com foto (RG, CNH, carteira de trabalho).
Estão sendo realizados o alistamento eleitoral (Emissão de novos títulos eleitorais), transferência e revisão biométrica (cadastramento de biometria).

De acordo com prefeito de Ponto Novo, Tiago Vênancio a parceria firmada está proporcionando aos eleitores do município, o atendimento de suas demandas junto ao Tribunal Regional Eleitoral de forma cômoda e com mais praticidade, dentro do próprio domicílio eleitoral, evitando que a população se desloque para Itiúba e tenha a economia de tempo, custo e maior agilidade.


A Prefeitura também entra com apoio total da mão de obra, estrutura e alguns equipamentos para o funcionamento do cartório aqui em Ponto Novo.


Em nota, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) pede que os eleitores dessas cidades em fase de revisão biométrica para que façam o cadastro o quanto antes, para evitar o cancelamento do título. Quem tiver o documento cancelado fica impossibilitado de tomar posse em cargo público, pode ser impedido de se matricular em instituição de ensino, dificuldade para obter empréstimos e ter problemas para renovar ou tirar passaporte.

Agendamento

O terceiro e último ciclo da biometria na Bahia prioriza o agendamento. O eleitor deve ligar para o número 0800 071 6505. O serviço está disponível também via whatsapp, pelo número (71) 3373-7223. É possível também garantir o atendimento por hora marcada por meio do site www.tre-ba.jus.br. 

Para efetuar o agendamento, será necessário informar o número do título eleitoral. Caso não possua a inscrição ou não saiba o número, o eleitor deverá informar o número do CPF, data de nascimento e nome completo dos pais. Além disso, o cidadão poderá informar número de telefone e e-mail.

Esses últimos dados são importantes para que o eleitor receba confirmação e lembretes sobre o agendamento.

Sobre Web Interativa

WEB INTERATIVA - PORTAL DE NOTÍCIAS - Redacao@interativapn.com

0 comentários:

Postar um comentário