Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Chuvas transbordam rios e causam estragos na Chapada Diamantina


As chuvas que caem na Chapada Diamantina desde a última quinta-feira (5) têm castigado os municípios da região. Alagamentos, destruição de calçamento e rios transbordando foram alguns dos problemas registrados. As informações são do Jornal da Chapada.
Homero Vieira, presidente do grupo de Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), disse que as chuvas que caíram a noite provocaram o alagamento de algumas vias. “Choveu bastante durante a noite e madrugada. O rio Baiano transbordou alagando uma parte da cidade e arrancando até calçamentos”, relatou Vieira.
Segundo ele, até o momento não há registros de nenhuma ocorrência envolvendo vítimas. As aulas na Escola Luiz Viana Filho e no Colégio Municipal de Andaraí foram suspensas nesta terça.
A equipe de infraestrutura da prefeitura de Andaraí tem atuado para realizar os devidos reparos. Até a placa recém-instalada na cidade, com letreiros para turistas, foi derrubada. “O monumento em amor à Andaraí veio abaixo. A construção do Novo Centro Esportivo também foi atingida, assim como ocorreram problemas na entrada da cidade e na Praça Celestina, no Alto do Ibirapitanga”, disse Vieira.
No município de Mucugê, as chuvas também foram intensas e encheram os rios que cortam a cidade, que sofreu com alagamentos nas ruas.
Na Vila do Capão, no distrito de Caeté-Açu, município de Palmeiras, um morador publicou no Facebook imagens do calçamento destruído na entrada da comunidade. Na postagem, ele diz que tem menos de 20 dias que o calçamento passou por obras de reparos e não resistiu às chuvas dos últimos dias.
Em Nova Redenção, da última sexta-feira (6) até a manhã desta terça (10), foram contabilizados 210 mm de chuva no município. Lá, as águas das precipitações também alagaram ruas e criaram pequenas corredeiras.
Já em Ibiquera, o prefeito Ivan Almeida (PP) relatou que não houve maiores incidentes na sede do município. Por outro lado, na zona rural, houve um volume mais intenso de chuvas. Por isso, a administração aguardará que a chuva passe para reparar possíveis problemas nas estradas vicinais.
“A chuva foi tranquila, graças a Deus. A zona rural é que teve uma chuva maior, mais intensa, deteriorou alguns pontos das estradas que estávamos recuperando. Entretanto, existe a previsão de mais chuva e não adianta continuar o trabalho porque será desmanchado porque o solo ainda está molhado”, disse Almeida.
Bahia Notícias / Foto: Jornal da Chapada

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia