Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Pindobaçu 67 anos: Conheça a história do município


As terras de Pindobaçu faziam parte do município de Campo Formoso. Tendo o primeiro nome Lamarão, o povoado nasceu no local onde os tropeiros descansavam de suas viagens. 

Com a chegada da estação ferroviária, em 1914,  a denominação do povoado foi mudada para Pindobassú, depois, em 1943, sua grafia também mudou para Pindobaçu que significa em tupi-guarani, Palmeira Grande. 

Pindobaçu foi elevado a Distrito pela Lei Estadual nº 2.041 de 27/08/1927 e a Vila pelo Decreto Lei Estadual nº 10.724 de 30m de março de 1938. 

O município de Pindobaçu foi criado pela Lei Estadual nº 542 de 04 de março de 1953, desmembrado-se de Campo Formoso. 

Pindobaçu está localizado na microrregião Centro Norte Baiano e na microrregião Senhor do Bonfim. O Município possui uma área de 527,742 km² e fica a uma distância de 414 km de Salvador. Dados do IBGE/ 2010 informam que a população de Pindobaçu é de 20.119 habitantes.

A base da economia do Município é a agropecuária, a indústria e serviços além do comércio também muito importante para o Município. 

A cultura de Pindobaçu esta representada pelo artesanato mineral feito com rochas, como também pelo trabalho artesanal feito com o ouricuri e a madeiras, além da cerâmica onde são produzidas panelas, potes, entre outras peças  artesanais. 

As festas religiosas que comemoram o nascimento de Jesus, ricas em canto, dança e cores, e o São Prdro atraem muitos visitantes para a cidade de Pindobaçu .Alem das festas culturais de rua. 

A culinária é feita de deliciosos pratos típicos do Município. 
Pindobaçu possui belíssimas paisagens  e uma rica fauna e flora. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia