Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Resumo da 4ª Sessão Ordinária de 2020 da Câmara Municipal de Ponto Novo




Redação: Web Interativa
redacao@interativapn.com

Na noite desta quarta-feira, 18 de março, foi realizada a 4ª sessão ordinária, do ano de 2020, a 4ª do primeiro semestre da Câmara Municipal de Ponto Novo, conduzida pelo presidente, Arnóbio de Bezerras.



Após a chamada dos vereadores, onde havendo número legal de edis presentes foi declarada aberta a sessão, atendendo o Regimento Interno, foi feita a leitura da ata da sessão anterior que foi colocada em discussão e posteriormente feita a votação, sendo aprovada por unanimidade, após isso foram apresentadas as matérias constantes da pauta.



Parecer 001/2020 da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, referente ao Projeto de Lei 001/2020 de autoria do Executivo, que “dispõe sobre a implantação do Brasão da Guarda Civil Municipal de Ponto Novo e da outras providencias”.

A Comissão opinou pela aprovação, o Projeto foi colocado em votação sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes.

Parecer 002/2020 da Comissão de Orçamento, Finanças e Seguridade Social, referente ao Projeto de Lei 002/2020 de autoria do Executivo, que “dispõe sobre o reajuste salarial dos servidores do magistério e dá outras providencias”.

A Comissão opinou pela aprovação, o Projeto foi colocado em votação sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes.




REQUERIMENTO 002/2020 - De autoria do vereador Arnóbio Apolunário dos Santos, “requerendo ao senhor Prefeito municipal que viabilize junto setor competente o calçamento da Rua Marinho Candido (Rua do Prado).”

O Requerimento foi votado e aprovado por unanimidade e será encaminhado ao Executivo.

INDICAÇÃO Nº013/2020 - De autoria da vereadora, Maria Gama de Oliveira. “Indica-lhe que o Poder Executivo junto ao setor competente construa uma casa de apoio e repouso para acolher idosos, enquanto seus familiares trabalham e pessoas que ao sair do hospital não tem para onde ir”.

INDICAÇÃO Nº 014/2020 – De autoria do vereador, Reinaldo Silva Santos. “Indica-lhe que sejam buscados recursos, junto ao governo Federal através da CODEVASF com o objetivo de pavimentar em diversas ruas dos bairros, Novo Paraíso, Oscar Macedo I e II, Populares e Bairro do Contorno”.

INDICAÇÃO Nº 015/2020 - De autoria do vereador, Reinaldo Silva Santos. “Indica-lhe que o executivo busque meios junto ao Governo do Estado, através das secretarias competentes, uma readequação ou construção de uma nova escola estadual que possa oferecer cursos técnicos profissionalizante em nível médio”.

INDICAÇÃO Nº 016/2020 - De autoria do vereador, Reinaldo Silva Santos. “Indica-lhe que o Executivo busque meios junto ao Governo do Estado e do DETRAN, implantação de escola para formação de condutores de veículos e maquinas pesadas”.

INDICAÇÃO Nº017/2020 - De autoria do vereador, Elenildo de Lima. “Indica-lhe que seja feita a pavimentação da Rua 15 de Novembro no Distrito de Barracas”.

INDICAÇÃO Nº018/2020 - De autoria do vereador, Elenildo de Lima. “Indica-lhe que seja feita a pavimentação da Travessa das Flores no Distrito de Barracas”.

INDICAÇÃO Nº021/2020 - De autoria do vereador, Arnóbio Apolunário dos Santos. “Indica-lhe que o Poder Executivo construa uma praça com parque para recreação de crianças e adultos no Bairro Oscar Macedo, no local da atual Garagem Municipal”.

INDICAÇÃO Nº022/2020 - De autoria do vereador, Manoel Roberto Cavalcante. Indica-lh que seja feito o cascalhamento de diversas Ruas do Bairro do Contorno”.

INDICAÇÃO Nº023/2020 – De autoria do vereador, Manoel Roberto Cavalcante. “Indica-lhe que seja feito o patrolamento do Campo do Bairro do Contorno”.

INDICAÇÃO Nº024/2020 - De autoria do vereador, Manoel Roberto Cavalcante. “Indica-lhe que seja feito o cascalhamento das Ruas do Bairro da Quintino Maciel que ainda não foram calçadas”.

As indicações serão encaminhadas ao Executivo Municipal.



O Sr. Presidente passou o Uso da Tribuna para a Secretária de Saúde de Ponto Novo, Marcela Silva que explanou sobre as ações da pasta em relação ao coronavírus no município, Marcela falou dos protocolos que vêm sendo realizados para a prevenção e o enfrentamento à doença e das perspectivas para os próximos dias e semanas no âmbito do Município na prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus, com o objetivo de estabelecer e divulgar ações de prevenção e de enfrentamento ao vírus na cidade.





O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. 

Entre as medidas estão:

Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;

Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

Não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas;
Manter os ambientes bem ventilados;

Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Estiveram presentes os vereadores: Robertinho, Zé da Boate, Júnior do Roque, Reinaldo Silva, Maria Gama, Nelo de Represa, Michel Jonhatan e o presidente da Casa Legislativa, Arnóbio de Bezerras.

A próxima sessão será realizada na próxima quarta-feira, 25 de março, a partir das 19h15min e será transmitida pela Web Interativa na internet.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia