Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Saiba quais são as tarefas que as crianças podem fazer em casa

A psicopedagoga Isa Minatel, autora do “Manhã sem Limites” no Youtube, acredita que é importante tirar as crianças da sala e do quarto e botá-las em atividade onde a vida da casa acontece, como no banheiro, na cozinha, na área de serviço e no quintal. Veja algumas dicas para movimentar a vida dos pequenos durante o isolamento social.
Foto: Divulgação
Na cozinha
Com a sua ajuda, a criança pode fazer receitas, lavar a louça ou explorar o conteúdo dos armários, se ainda for bebê. Existe até uma torre de aprendizagem que pode facilitar o acesso da criança à pia, às bancadas e às mesas altas. Elas são mais capazes do que imaginamos e se sentem muito felizes em poder agir.
Fogo com atenção
Quando a criança sente curiosidade sobre o fogo e nós simplesmente a afastamos dizendo ser perigoso, a curiosidade só aumenta. Se a gente deixar a criança explorar o fogo junto com a gente, explicar os riscos, mostrar os perigos, a curiosidade é atendida e a criança fica muito mais preparada para as situações de risco, se houver.
Brinquedo descartável
Damos o brinquedo para criança e ela brinca com a caixa. Damos outro e ela quer suas chaves. Outro brinquedo e ela prefere seu celular. O método montessori diz que criança só fica muito com um brinquedo quando não tem a oportunidade de atuar na vida real. Ou seja, com os objetos que usamos normalmente. Aquelas que são mais livres para atuar em casa, às vezes nem ligam muito para os brinquedos.
Banheiro não é só banho
Pode ser para lavar os azulejos, o box e o chão. Convide sua criança para uma atividade, mostre como se faz, fale o mínimo necessário e marque o tempo. Você vai comprovar que aquela conversa que “criança não tem muito poder de concentração" não passa de uma crença.
Área de serviço
As cores dos produtos de limpeza chamam muito a atenção. Quando a criança descobre que têm cheiro, então...ela ama! Se as mantivermos afastadas, elas podem ir escondidas e acabar colocando na boca, aumentando as estatísticas dos acidentes domésticos. Se mostrarmos a ela como se faz, colocando um pouco de desinfetante num pano e passando no chão, ela vai adorar e aprender muito! Sempre com supervisão.
Lavar e limpar
Atividades sensoriais são sempre bem-vindas, pois estimulam os sentidos e contribuem para o pleno desenvolvimento do cérebro da criança. Toda atividade de limpeza doméstica é uma atividade sensorial.
Ela se cuida
Confie na competência da sua criança para pentear o próprio cabelo, lavar o rosto, escovar os dentes. Ofereça sua ajuda, claro, mas deixe a criança cuidar de si mesma. Assim ela aprende sobre autoestima, autocuidado, autorrespeito e ainda desenvolve a coordenação motora. Pensando no desenvolvimento da criança, mais vale o meio penteado feito por ela mesma do que o penteado lindo feito pelo adulto.
Móveis são ótimos
Junte duas cadeiras, bote um lençol por cima e você terá a melhor cabana de todos os tempos! Cabana para ler e inventar histórias, cabana para teatro e esconderijo, cabana do abraço e do chamego, cabana para se acalmar quando fica nervoso.
Animais de estimação
Cuidar de animais de estimação é outra atividade maravilhosa para as crianças. Elas amam e são amadas, enquanto aprendem sobre responsabilidades e deveres. Lição para a vida toda.
Lavar roupa
Bote um varal baixinho e peçar ajuda da sua criança para estender a roupa. De novo: mostre como se faz, fale pouco ou nada, e observe muito. Eles são extremamente capazes de coisas aparentemente muito difíceis. Ajude quando necessário. E faça as adaptações de segurança para a faixa etária, se julgar necessário.
Agência O Globo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia