Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

De volta a minha terra! Como fica o Coronavírus?

Todo mundo ja viu, ouviu ou conhece algum nordestino, baiano, que no meio da caatinga e seca “Tacou o pé” para as grandes cidades como São Paulo e Salvador. Agora com a pandemia do Coronavírus tão voltando pra suas terras.

Pau de arara usado no transporte ilegal de trabalhadores – Valter Campanato/Abr – Agência Brasil

Esta é a grande dificuldade que os prefeitos tem enfrentados nas pequenas cidades do interior baiano, a chegada dos seus “Filhos” ou Filhos da Terra.
Ah, mais aqui não tem Coronavírus, isso é só la na capital“, essa são algumas das conversas que nós do SeligaChapada, tem ouvido ao conversar com moradores da região da Chapada Diamantina.
Mais pense ai, se o vírus chegou aos ianomâmis no meio da floresta, imagine as nossas pequenas cidades sem estrutura hospitalar, que por sinal tem como maioria populacional moradores idosos, na qual sem dúvida são a principal fonte de renda dessas cidades, olha o tamanho do problema que enfrentamos.
Ah, mais meu filho não tem esse negocio (COVID-19), não sei pra que aquela barreira” disse uma senhora que aguardava um filho vindo de São Paulo e temia que ele não entrasse na cidade, “Ele vai lá pra nossa terrinha, não vai ficar aqui na cidade“, por questões étnicas não vamos divulgar nomes.
Mais ai vem o problema, muita gente têm ficado desempregado em grandes cidades, estas que até então foram fontes de rendas de muitos nordestinos, muitos moram de aluguel, desempregados não tem como ficar nas grandes cidades e ai o que fazer? Como barrar essas pessoas nos bloqueios sanitários? Bom esta é a grande demanda dos prefeitos no interior, o que fazer!!!
Se por um lado o Coronavírus é 10 vezes mais contagioso e perigoso que a gripe H1N1, o que fazer? Acho que esta é sem dúvida a pergunta que todos, independente de políticos, empresários, empregados, diaristas ou profissionais autônomos tem feitos nos últimos dias.
Sem dúvidas este é o momento de união, não está fácil para os governantes (Presidente, Governador, Prefeitos) tomarem decisões, se fecha a entrada de cidades, muitos criticam, se abrem o dobro reclama, se fecham o comércio muita gente reclama, se abre do mesmo jeito… E no fundo a maioria dos moradores não querem ou não se atentam para a quarentena, a campanha do #FicaEmCasa. O que fazer? Bom esse é meu questionamento, se você sabe a resposta, comente ai nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Grupos de Whatsapp)…
Por Kleber Medrado – Redação SeligaChapada.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia