Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Adolescente morre de raiva humana após ser mordido por morcego


Um menino de 14 anos, morreu após ser mordido por um morcego hematófago, no dia 30 de março, depois de ser contaminado pela raiva humana. De acordo com o site Extra, o óbito só veio a público nesta segunda-feira (15), quando a Secretaria Estadual de Saúde (SES) emitiu um alerta a prefeitura. O caso aconteceu em Japuíba, em Angra dos Reis (RJ). 
Segundo ainda o site Extra, a raiva humana é considerada uma doença controlada nas cidades brasileiras, voltou a ser registrada no estado do Rio de Janeiro, que não tinha casos desde 2006. 
Para que não haja novas contaminações, a Secretaria de Saúde separou alguns cuidados a serem seguidos: manter em dia a vacinação de animais domésticos; evitar qualquer contato com animais silvestres, em especial morcegos; e prestar atendimentos de profilaxia imediatos, em caso de mordida ou ferimento, meios pelos quais o vírus é transmitido.
A raiva é uma doença rara, mas extremamente agressiva. Ela provoca a morte de 99,9% das vítimas após a manifestação dos sintomas. A forma mais eficaz de combater o vírus é com a vacina, porém, o adolescente que foi mordido pelo morcego não tinha tomado a vacina antirrábica.
O adolescente morava na área rural do Rio de Janeiro, em Angra dos Reis. Ele foi mordido após tentar matar um morcego que estava no chão, em janeiro desse ano. A partir do dia 22 de fevereiro, o garoto sentiu os primeiros sintomas da doença. No dia 7 de março, ele foi internado.
“Pedimos ajuda ao Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG / UFRJ), que internou na UTI. Mas, infelizmente, ele faleceu. Depois que os sintomas surgem, é quase impossível salvar um paciente. É uma doença extremamente grave”, disse o infectologista Rafael Galliez.
Por ser uma doença muito agressiva, o Brasil possui registro de apenas duas pessoas que sobreviveram ao vírus. No mundo, apenas cinco pessoas sobreviveram, mas todas tiveram sequelas graves.
iBahia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia