Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Ex-candidatos a vereador na região têm auxílio emergencial negado


Imagine a seguinte situação: você se candidata a um cargo em uma eleição e não se elege. Passado algum tempo, está desempregado e precisando do auxílio emergencial, mas descobre que teve esse auxílio negado porque consta que foi eleito.

A situação surreal tem sido relatada por vários internautas que nos enviaram várias mensagens contando que passam por situações até mesmo desesperadoras.
Ao completarem o cadastro no aplicativo da Caixa Econômica Federal, confiantes de que obedeciam aos requisitos para receber o valor de R$ 600 (ou de R$ 1.200, no caso de mães responsáveis pelo sustento da casa), eles foram informados de que não preenchem todas as condições para ter acesso ao recurso.

"Motivo: cidadão com emprego formal - vinculado ao RPPS [regime de Previdência dos servidores públicos]. Cidadão exerce mandato eletivo", foi a resposta que apareceu na tela.

Existem muitas dúvidas semelhantes a estas. Diante disso, perguntamos ao Ministérios da Cidadania:

Cidadão não consegue auxílio porque consta que ocupa cargo eletivo, mas na verdade a pessoa só foi candidata a algum cargo mas não se elegeu. 

O que fazer?
A resposta do Ministério foi a seguinte:

Com relação ao processo de elegibilidade de cidadãos que foram candidatos nas eleições de 2016 e 2018, não eleitos, e tiveram seu auxílio negado em primeira análise, o Ministério da Cidadania e a Dataprev esclarecem que não será necessário recadastrar ou fazer qualquer operação no aplicativo. A regra foi ajustada para reanálise, iniciada em 30 de abril, e todos que tiverem direito receberão as 3 parcelas do benefício.

O que fazer então?

Quem está nessa situação deve consultar a situação do auxílio para ver se essa situação foi corrigida. É possível verificar o andamento da análise pelo portal da Dataprev, site da Caixa ou aplicativo da Caixa.

R7

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia