Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Maior raio do mundo é registrado no Brasil, diz Organização Meteorológica Mundial


A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou hoje (26) o registro de dois recordes de raios: o mais extenso em distância percorrida, e o mais longo em segundos. As descobertas dos “megaflashes” foram publicadas pelas Cartas de Pesquisa Geofísica da American Geophysical Union.
O recorde de raio mais extenso é do Brasil: Ele percorreu 709 km em uma linha horizontal, cortando o Sul do Brasil, em 31 de outubro de 2018. É mais que o dobro do recorde anterior, registrado em Oklahoma (EUA), com 321 km.
O recorde de raio com duração mais longa é da Argentina: Ele durou 16,73 segundos a partir de um flash que começou no norte da Argentina, em 4 de março de 2019. Ele também é mais que o dobro do recorde anterior, de 7,74 segundos registrado em Provence-Alpes-Côte d’Azur, França em 30 de agosto de 2012.
“Isso fornecerá informações valiosas para o estabelecimento de limites à escala de raios para questões de engenharia, segurança e científicas”, disse o professor Randall Cerveny, relator-chefe de extremos climáticos da OMM. (
Metro1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia