Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Prefeitura de Ponto Novo aumenta alerta contra Covid-19, restringe horário de funcionamento de bares e mantém suspensão de aulas e eventos no município


Redação: Web Interativa
redacao@interativapn.com

O prefeito de Ponto Novo, Tiago Venâncio decretou, nesta segunda-feira (22), uma restrição no horário de funcionamento dos bares. A partir hoje eles só podem funcionar até as 18h, anteriormente a decisão era de funcionamento até as 20h.




Restaurantes, lanchonetes podem continuar funcionando até as 20h sem uso de som, os estabelecimentos deverão estar posicionando as mesas e cadeiras com espaçamento de no mínimo 2 metros quadrados.




As academias de ginástica deverão funcionar com controle de entrada e permanência dos seus alunos, evitando aglomerações garantindo distanciamento de 2 metros dos usuários. 

Os salões de beleza e clínicas de estética deverão continuar proporcionando aos clientes atendimento com horário marcado, de modo a evitar aglomerações em salas de espera ou similares.

Todos os estabelecimentos comerciais e bancários deverão respeitar estritamente os protocolos sanitários observando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).


O funcionamento deve seguir as exigências

— Somente permitir a entrada de clientes nos estabelecimentos, se estes fizerem uso de máscaras de proteção respiratória;

- Viabilizar higienização das mãos dos clientes, por meio de disponibilização de pia, água e sabão ou álcool em gel;

— Controlar o número de pessoas que acessam os estabelecimentos comerciais/bancários, de modo a garantir que não haja aglomeração no seu interior, não podendo a distância mínima de dois metros, entre cada cliente/usuário dos serviços, ser desrespeitada;

— Disponibilizar, explicitamente, anúncios informativos sobre a importância de higienização das mãos e de medidas preventivas de combate à propagação ao Novo Coronavírus, bem como da importância de manutenção da distância mínima referida no inciso anterior;

— Realizar, frequentemente, a higienização do ambiente e dos instrumentos usados e produtos comercializados, em especial daqueles que são mais manipulados por pessoas, sejam clientes ou funcionários;

— Equipar os trabalhadores dos referidos estabelecimentos com máscaras, luvas e reforçar entre eles a importância da higienização frequente das mãos.


Feira livre

De acordo com a publicação, as feiras livres estão permitidas na sede, distritos e povoados, por feirantes do próprio município com as barracas obedecendo o espaçamento entre elas de no mínimo 2 metros.


Continuam suspensos

Permanecem suspensos qualquer tipo de aglomerações e qualquer tipo de atividades culturais, esportivas e eventos como: Torneios de futebol, vaquejadas, cavalgadas, aniversários e festas;

Os órgãos públicos, apenas com funcionamento interno, estão mantidas a proibição de circulação de veículos coletivos como ônibus, vans e topiques intermunicipais, permitindo apenas o traslado dos mesmos dentro do município (sede, povoados e distritos).

Fica prorrogada até 06 (seis) de julho de 2020, podendo sofrer novas prorrogações, a suspensão das aulas em todo o território do município de Ponto Novo, tanto nas escolas da rede pública, como particular de ensino, a serem compensadas nos dias reservados para os recessos futuros.

Continua instituído o levantamento de barreiras físicas, formadas por equipe da Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Polícia Militar, onde estão sendo feitas triagens com todas as informações para devido monitoramento da Secretaria de Saúde, orientando a necessidade de cumprimento de isolamento social por 14 (quatorze) dias.

O descumprimento das determinações contidas no presente decreto implicará ao infrator, pessoas físicas ou jurídicas, as medidas de aplicação de multa, suspensão/cassação do alvará, qualquer cidadão poderá denunciar o descumprimento do determinado do Decreto através do telefone (74) 98118-9624.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia