Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Covid-19 pode causar danos cerebrais que incluem confusão mental, inflamação e derrame, diz estudo


Um estudo liderado pela Universidade College London, na Inglaterra, publicado no períodico Brain, na última quarta-feira (8), apontou que a Covid-19 pode gerar complicações neurólogicas como delirium (confusão mental), inflamação cerebral e danos aos nervos.

De acordo com a reportagem da revista Galileu, o estudo detalha sintomas neurológicos em 43 pacientes com idades entre 16 e 85 anos, que tinham suspeitas ou eram casos confirmados de Covid-19. Esses pacientes foram tratados no Hospital Nacional de Neurologia e Neurocirurgia, em Londres.
Os pesquisadores identificaram 12 casos de inflamação cerebral, sendo nove deles diagnosticados com encefalomielite aguda disseminada (ADEM), condição rara que pode ser desencadeada por infecções virais.
“Devemos estar atentos e observar essas complicações em pessoas que tiveram Covid-19”, alerta Michael Zandi, neurologista e líder do estudo, em nota. “Se veremos uma epidemia em larga escala de danos cerebrais relacionados à pandemia — talvez semelhante ao surto de encefalite letárgica nas décadas de 1920 e 1930, após a pandemia de gripe de 1918 — ainda não sabemos.”
Foram relatados 10 quadros de encefalopatias transitórias, ou disfunções cerebrais temporárias; delirium; oito casos com danos aos nervos; oito derrames.
“Identificamos um número maior do que o esperado de pessoas com condições neurológicas, como inflamação no cérebro, que nem sempre se correlacionavam com a gravidade dos sintomas respiratórios”, afirma Zandi.
Apesar dos dados da pesquisa realizada, mais estudos precisarão ser feitos para identificar o porquê de algumas pessoas contaminadas desenvolvem esses quadros.
Varela Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia