Mais seis parques eólicos entram em operação na Bahia; estado lidera em produção de energias renováveis


Mais seis parques eólicos entraram em operação comercial na Bahia no primeiro semestre de 2020. Os novos empreendimentos ficam nos municípios de Pindaí e Campo Formoso, regiões sudoeste e norte, respectivamente. [Veja mapa com parques eólicos do estado no final da matéria]
A Bahia é líder na produção de energias renováveis (heólica e solar) no Brasil. Entre janeiro e maio deste ano, o estado produziu o equivalente a 31,8% do total do país na força dos ventos, o que seria capaz de atender 8,3 milhões de residências. O montante foi de 4.750.311,04 MWh de energia elétrica, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Com os novos empreendimentos abertos no primeiro semestre, aumentou para 171 parques o número de em funcionamento, espalhados em 20 municípios baianos. O estado se mantém na liderança da geração de energia elétrica a partir da fonte dos ventos no Brasil.
O secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, comenta que ainda serão abertos mais dois centros na cidade de Campo Formoso.
“Até o fim de 2020, mais dois empreendimentos eólicos entrarão em atividade no município de Campo Formoso. Os novos parques são Ventos de São Januário 04 e 22 e vão contribuir para a consolidação da produção energética do estado”, reforça.
De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Estadual (SED), atualmente, a Bahia tem 54 parques eólicos em construção e outros 70 com obras prestes a serem iniciadas. A previsão é que, juntos, possam injetar R$ 13,2 bilhões em investimentos no estado e gerem 53,2 mil empregos diretos e indiretos.
Energia SolarO estado também é líder na produção de energia solar. O território baiano tem 31 empreendimentos em funcionamento, nos quais foram aplicados R$ 4 bilhões por empresas do setor nos últimos oito anos.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), de janeiro até maio, os parques instalados em oito municípios produziram 718.247,04 MWh. O dado representa 30,9% da produção brasileira e teria capacidade de atendimento para cerca de 880 mil residências.
Mapa Eólico Solar da Bahia — Foto: Divulgação
G1/BA

Sobre Web Interativa

WEB INTERATIVA - PORTAL DE NOTÍCIAS - Redacao@interativapn.com

0 comentários:

Postar um comentário

reverse_time-href="https://www.interativapn.com/" data-numposts="5" data-width="">