Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Pindobaçu: CMB, Secretaria da Saúde e mineradores criam protocolo para reabertura das minas



Em reunião que aconteceu na manhã do último dia 30 de julho, um conjunto de regras foi estabelecido, e as minas que cumprirem poderão ser abertas na próxima semana

Depois de três semanas de paralização das minas por conta do crescente número de pessoas testadas positivas para o novo coronavírus, Covid-19 em Pindobaçu e, especialmente em Serra de Carnaíba, o presidente da Cooperativa Mineral da Bahia Humberto Meneses propôs a realização de uma reunião na sede da CMB com a presença de representantes da secretaria municipal da saúde e mineradores, para discutir a criação de um protocolo que possibilite a reabertura das minas, o que aconteceu na manhã do último dia 30 de julho, com a presença da secretária municipal da saúde Edilene Guirra, do coordenador municipal da vigilância sanitária Valdiney Oliveira e do procurador do município, Dr. Antônio Junior.
Durante a reunião, depois de um longo debate, algumas regras ficaram estabelecidas como, por exemplo, a redução do número de funcionários por mina, para facilitar o distanciamento entre eles, e a realização de testes naqueles trabalhadores que forem prestar serviços. “Pedimos que os senhores orientem seus trabalhadores para cumprirem rigorosamente os demais protocolos de segurança como a higienização das mãos, uso de máscaras e evitar aglomerações e que nos informem caso alguém apresente, posteriormente, algum sintoma da doença, para que essa pessoa seja notificada e acompanhada”, disse a secretária.


Para a realização dos testes, uma tríplice parceria será realizada, ou seja, os mineradores comprarão os testes, a secretaria da saúde disponibilizará os profissionais para a execução dos mesmos e a CMB se comprometeu a adquirir e doar 5 testes para as minas que estiverem devidamente regularizadas. “Bom seria se a cooperativa tivesse caixa para bancar todos os testes, mas isso de momento é impossível. Contudo, estamos fazendo a nossa parte. Se o minerador pretende trabalhar com 10 funcionários, só vai precisar comprar 5 testes, os outros 5 serão custeados por nós, o que, no meu entender, já é uma colaboração satisfatória”, afirma o presidente.


De acordo com o procurador do município, Dr. Antônio Junior, a reunião foi produtiva e afirmou que o próximo decreto municipal facultará a reabertura das minas, desde que as mesmas tenham acordado e cumprido o protocolo. Dá mesma forma, a secretária municipal da saúde, Edilene Guirra, disse que sai da reunião com a sensação do dever cumprido e aproveitou para pedir à comunidade que colabore, evitando aglomerações e cumprindo todos os protocolos de segurança no combate ao Covid-19.

Espaço Aberto 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia