Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Alugar ou financiar um imóvel em Salvador, qual vale mais a pena?

Quando chega o momento de se mudar sempre acaba surgindo essa dúvida. O que mais vale a pena? Vamos responder isso para você! Não perca!

Créditos da imagem: shutterstock.com

O mercado imobiliário cresce a cada dia que passa, isso se deve a diversos fatores como: baixa taxa de juros e facilidade de financiamento. Nos dias de hoje é possível financiar um imóvel em vários meses ou até mesmo em anos. As entradas variam muito, desde pequenas ou altas. Tudo isso favorece o consumidor, que acaba sendo atraído por essas opções tão atrativas.

Porém, outra opção que também cresce muito nesse mercado é o aluguel. Cada vez mais pessoas acabam optando por essa modalidade por um simples motivo, facilidade. É possível você alugar apartamento em Salvador, por exemplo, sem compromisso. Quando você quiser se mudar basta procurar outro imóvel que lhe agrade.

Entre estas opções sempre surge a dúvida sobre o que fazer, é melhor alugar ou financiar um imóvel? Tenha calma pois vamos ajudar você a resolver esse problema e fazer a melhor escolha.

Quais as vantagens de financiar um imóvel?

Quando você quer adquirir um imóvel deve procurar por diversas casas à venda em Salvador, é nessa etapa que você pode escolher o imóvel que mais atende aos seus requisitos. Caso você já tenha móveis é ainda melhor, pois você consegue escolher uma casa que eles consigam se adequar da melhor forma possível.

Outra vantagem ao comprar um imóvel é o seu financiamento, que hoje em dia está muito mais fácil. São várias as condições de financiamento e os processos são simples. Caso você tenha o dinheiro, isso com certeza representa melhores preços por conseguir comprar à vista.

Ao terminar de pagar o financiamento a casa é sua, sem maiores preocupações com aluguel ou contrato. Essa certamente é a maior vantagem de se comprar um imóvel. Inclusive, muitas pessoas acabam escolhendo esta opção exatamente por este motivo.

Sua desvantagem fica por conta de não haver flexibilidade. Se você não gostar do bairro ou se a casa não atender os seus requisitos, você não consegue se mudar com facilidade. Para isso é preciso enfrentar diversos processos burocráticos até conseguir fazer a venda.

Em resumo, comprar uma casa é ideal para quem deseja se fixar em um local e quer se livrar do aluguel no futuro. Pesquisando bem, é possível encontrar um imóvel em boas condições. O mercado imobiliário é gigantesco e possui uma variedade imensa de opções, com toda a certeza você achará um imóvel que vai se adequar ao que você precisa, seja em número de quartos, tamanho do terreno ou número de banheiros.

Quais as vantagens de alugar um imóvel?

Algumas pessoas têm preconceito com esta modalidade, porém, ela tem sim os seus benefícios. Você deve analisar os pontos dessa opção e ver se se adequa no que procura. Uma das maiores vantagens dessa opção é a facilidade que possuí.

Alugar um imóvel é muito prático, pois basta você escolher o imóvel que você mais gosta, assinar o contrato e pronto, você já garante o seu lugar. Caso você deseje se mudar não tem problema, basta procurar outro imóvel que mais lhe agrade. Isso, é claro, depende de quanto tempo é o acordo que foi assinado no contrato.

Isso permite uma dinâmica muito melhor, pois você não se prende a um local. Se não gostar ou se ele não estiver mais atendendo os seus requisitos não tem problema nenhum. Além disso, é possível encontrar imóveis com diversos preços de aluguel. Com certeza vai encontrar algum que se adeque ao seu bolso sem problemas.

Sua desvantagem fica por conta do aluguel. Muitas pessoas acham que não vale a pena ficar gastando com aluguel todos os meses. O dinheiro investido não garante que você tenha o local fixo para você.

Em resumo, o aluguel é ideal para pessoas que procuram se mudar com agilidade e não pretendem se prender a um único local, ainda mais se você se muda com frequência. Quando você precisar de mais espaço não tem a necessidade de passar por nenhuma reforma, basta se mudar para outro local.

Meio termo

Já que está na dúvida entre os dois, que tal o meio termo? Alugar e comprar? Calma que vamos explicar. O que muitas pessoas acabam fazendo de início é alugar um imóvel mais barato e guardar dinheiro ao mesmo tempo. Isso permite que você crie uma poupança pelo período que está alugando e, quem sabe, achar algum apartamento para vender em Salvador.

Após algum tempo você vai ter um bom dinheiro guardado e ele pode ser usado para dar entrada em um imóvel e, aí sim, fazer o financiamento. Com uma entrada maior as parcelas da prestação vão diminuir muito, o que deixa tudo mais fácil. Assim o aluguel vai acabar dando lugar ao financiamento de maneira natural.

Essa opção é ótima para quem não tem a oportunidade de dar uma entrada em uma casa. Sem entrada certamente o valor das parcelas serão muito caras. Além disso, alguns bancos exigem alguma entrada para realizar o financiamento.

Você deve pensar nesta opção como um investimento a longo prazo. É preciso que você seja bem controlado em suas finanças para conseguir guardar o dinheiro e não gastar nada. Se você não tem autocontrole e não consegue guardar dinheiro, talvez essa opção não seja o seu caso.

Qual das opções escolher?

Essa é uma escolha que somente você pode decidir, pois as duas opções contam com as suas vantagens e desvantagens, cabe você analisar qual você acha melhor. É importante ter em mente que as duas opções são boas e podem agradar você. Com o mercado imobiliário em crescimento, qualquer que seja a sua escolha, é possível encontrar diversas opções, que com certeza vão atender os seus requisitos.

Gostou desse artigo que preparamos especialmente para você? Então não deixe de compartilhar com amigos e familiares que estão em busca de um novo lar. Para receber mais notícias como está, não deixe de acompanhar a nossa página e se mantenha sempre bem informado.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia