Bahia comemora pela primeira vez o Dia do Vaqueiro



A Bahia comemorou neste domingo (30), pela primeira vez, o Dia do Vaqueiro. Pela lei número 14.179 de 27 de novembro de 2019, sancionada pelo governador Rui Costa (PT), apesar de não ser considerado feriado civil, o dia do Vaqueiro pode ser comemorado, pelo calendário oficial de Eventos do Estado, sempre no último domingo do mês de agosto. O deputado Alex da Piatã, líder do PSD na Assembleia Legislativa da Bahia e autor do projeto de lei, celebrou a data nas redes sociais.

“Meus amigos hoje é dia especial, dia estadual do Vaqueiro na Bahia. É o primeiro ano que comemoramos o dia do Vaqueiro que foi um projeto aprovado em novembro do ano passado. Uma classe querida e representativa do povo do nordeste, com uma cultura milenar que precisamos valorizar muito. A figura do vaqueiro se confunde com a figura do sertão e do povo nordestino. Deus abençoe a todos os vaqueiros baianos”, afirmou. 

Desde 2011, a figura do vaqueiro se transformou em um patrimônio imaterial da Bahia, através da sanção do Decreto n° 13.150, pelo então governador Jaques Wagner (PT), na inserção do Livro de Registro Especial dos Saberes e Modos de Fazer o Ofício de Vaqueiro em ação vinculada ao o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). 

BNews

Sobre Web Interativa

WEB INTERATIVA - PORTAL DE NOTÍCIAS - Redacao@interativapn.com

0 comentários:

Postar um comentário

reverse_time-href="https://www.interativapn.com/" data-numposts="5" data-width="">