Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Sem parentes compatíveis, criança com leucemia busca doador de medula na Bahia

Artur Levi Santiago, de apenas 3 anos, busca um doador de medula óssea. Diagnosticado com leucemia há cinco meses, o garoto de Juazeiro (BA) está internado em um hospital de Salvador e descobriu, esta semana, que não tem nenhum parente compatível.

Diante dos resultados, familiares da criança fazem um apelo para que as pessoas doem medula óssea.

leucemia
Artur Levi Santiago, de apenas 3 anos, busca um doador de medula óssea para tratar sua leucemia Imagem: Reprodução

“É uma dor imensa, só quem passa é que sabe”, contou a avó do menino, Arlindinalva Francisco da Silva, à TV Bahia.

O diretor do Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia), em entrevista à TV, afirmou que este ano houve queda de 70% nos cadastros de doadores no estado.

Já o Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea), publicou que, por causa da pandemia, houve uma redução de 30% nos registros de doadores a nível nacional — o levantamento foi computado até julho deste ano.

Só o transplante vai salvar a vida dele
Maria Ednalva Brais da Silva, tia de Artur

Artur está internado no Hospital Aristides Maltez, onde já passou por quatro sessões de quimioterapia. Para dar continuidade ao tratamento, precisa realizar o transplante de medula — procedimento indicado para doenças ligadas ao sangue, como o caso da leucemia. A maior chance de compatibilidade é entre pessoas de parentesco próximo — pai, mãe e irmãos —, mas também é possível encontrar medulas compatíveis fora da família.

A avó contou que o menino sempre foi levado e que gostava de pular e brincar. Quando começou a se cansar muito e apresentar manchas pelo corpo, os pais procuraram ajuda médica e descobriram a doença.

“Se você pode ajudar, nos ajude. Tenha um gesto de bondade, vá a um instituto e faça seu teste de doação de medula e nos ajude”, pediu a tia do garoto, Maria Ednalva Brais da Silva.

G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia