Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Com o lançamento da pré-candidatura coletiva a vereador, Raimundo do Sindicato e profa. Rosângela Medeiros explicam o que é um mandato coletivo


O que é um mandato coletivo? Quais são as vantagens desse tipo de candidatura compartilhada? Muitas são as perguntas sobre essa recente modalidade de mandato legislativo, já colocada nas últimas eleições para os governos estaduais e federal e, agora, nas eleições municipais. Dentre as pré-candidaturas coletivas em Senhor do Bonfim, destaca-se a do Raimundo do Sindicato e Profa. Rosângela Medeiros. Se eleitos, serão os primeiros a exercerem um mandato coletivo na história do legislativo municipal bonfinense. 

Raimundo e Profa. Rosângela explicam que os mandatos coletivos apostam na adesão e colaboração da sociedade civil com o poder público através da intervenção direta da população nas tomadas de decisões . Também busca mecanismos de inclusão da sociedade nos processos de decisão e o aumento do seu poder de influência e interferência dentro dos espaços políticos. Na prática, o representante se compromete a dividir seu gabinete e mandato com outra pessoa, compartilhando sua gestão e votando de acordo com as deliberações desse time. Assim, a modalidade reúne o coletivo em torno de um nome que será efetivamente o candidato, apenas esse nome estará registrado na justiça eleitoral e será eleito, mas o mandato será exercido em conjunto. 

Segundo os pré-candidatos, a proposta para o Coletivo Renovação, nome dado a pré-candidatura compartilhada por Raimundo e Rosângela, é que o possível mandato seja acessível, participativo, transparente e independente. Partindo dessa ideia, já disponibilizaram em seus perfis nas redes sociais um formulário no qual qualquer cidadão bonfinense pode enviar aos pré-candidatos dúvidas, críticas, sugestões e propostas para Senhor do Bonfim. Seguindo essa linha, se eleitos, ainda pretendem criar um portal (site ou aplicativo) para que os bonfinenses acompanhem de perto a atividade parlamentar (votos, requerimentos, indicações, audiências, orçamento do gabinete, dentre outras informações). Por ser um projeto coletivo, Raimundo e Rosângela afirmam que estão com diálogo aberto e permanente com os vários seguimentos da sociedade civil e organizada, a fim de buscar soluções e defender as bandeiras que atendam as reais necessidades e expectativas dos bonfinenses.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia