Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Filadélfia: Colégio Alice cresce 0.7 pontos no IDEB 2019


O Foco do trabalho pedagógico do Colégio Municipal Profª. Alice Lopes Maia, Filadélfia (BA) é a APRENDIZAGEM dos estudantes.

Analisar os resultados do SAEB dos anos anteriores e investir nos pontos fracos do processo educativo foram as estratégias utilizadas para avançarmos na qualidade do ensino e aprendizagem e crescermos 0.7 pontos no IDEB 2019, sendo a escola com o melhor IDEB dos Anos Finais do Município de Filadélfia, acima da meta municipal e se equiparando à meta da Bahia 4.1.

Baixo rendimento dos estudantes, altas taxas de reprovação e evasão, indisciplina, faltas injustificadas de alunos entre outros fatores, são exemplos dos problemas vivenciados pela instituição nos anos anteriores.

         A partir de 2018 e, sobretudo em 2019, graças ao empenho e visão pedagógica da nova gestão, o Colégio retomou a disciplina e, aos poucos resgata a credibilidade perante à comunidade.

Em parceria com a Coordenação Pedagógica, a escuta ativa, o diálogo e proximidade com o corpo docente possibilitaram a implementação de estudos, estratégias e ações envolvendo o coletivo de educadores, alunos, pais e funcionários. Estratégias direcionadas aos resultados do SAEB 2017, estudos e ações voltadas diretamente para a Avaliação entre outras medidas, nos trouxeram significativos resultados.

          Mesmo não alcançando a meta projetada 4.3, celebramos os avanços significativos comparados a 2017 -  3.4,  crescendo qualitativamente e  alcançando 4.1.  em 2019.



 Nossa gratidão a todos os professores:

 - Por abraçarem a proposta de trabalhar leitura com o foco nos Descritores em todas as disciplinas, pelo protagonismo pedagógico, iniciativas e projetos que resultaram na melhoria da aprendizagem e nos resultados da Prova SAEB;

-Pelo zelo no processo de avaliação e concepção coerente do processo: diagnose, processo contínuo e soma; com critérios claros e bem definidos, contemplando distintas potencialidades dos estudantes; pelo zelo na chamada pública discente, elevando, portanto, os índices de aprovação.

Nossos agradecimentos aos Pais e Responsáveis:

-Pela confiança na Instituição; compromisso com a aprendizagem e responsabilidade com a assiduidade dos filhos. Reafirmamos o compromisso de aprimorarmos o nosso trabalho e elevar a qualidade da oferta de ensino.

Aos estudantes:

-Nossa gratidão, por serem a razão da existência da nossa profissão e Escola. Continuem empenhados e acreditando que é possível vencer através dos estudos.

Enfim, gratidão a todos os funcionários (porteiro, auxiliares operacionais, digitadora, secretária, bibliotecária, coordenadora, técnica educacional, diretora e vice-diretora,  por darem seu melhor a serviço da aprendizagem dos estudantes do Alice.

Com o respeito de sempre,

Marlúcia Gama da Cruz – Coordenadora Pedagógica

Maria Eugênia Gomes Reis – Diretora

Elisângela Freitas – Vice-diretora

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia