Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Bahia oferece dez mil mamografias durante ação do outubro rosa


A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) vai oferecer dez mil mamografias durante a programação do Outubro Rosa, movimento internacional que estimula empresas, população e entidades a trabalhar na detecção precoce e tratamento do câncer de mama. Os exames serão realizados em unidades móveis que ficarão estacionadas em diversos pontos da capital baiana. 

Além disso, no interior do estado, ações serão desenvolvidas em 16 Policlínicas Regionais de Saúde. Os atendimentos começarão na próxima segunda-feira (5) e prosseguirão até o dia 31 de outubro.

Nas unidades móveis que estarão na capital, as mamografias serão feitas exclusivamente com horário agendado previamente, para evitar aglomeração. As mulheres de 40 a 69 anos poderão marcar os exames pelo Sesab Atende, que funciona de 8h às 18h, pelo telefone 0800-071-4000. As pacientes que não fizerem o agendamento prévio, não serão atendidas. A partir da próxima semana também será possível fazer o agendamento pela internet.  

Para o local do atendimento, com o agendamento feito, a mulher deve levar cópias de RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Além da mamografia, será garantido todo o tratamento em caso de suspeita e confirmação do câncer de mama. Serão feitos exames complementares e, caso seja necessário, a mulher será encaminhada para a rede de atenção.  

Ações nas Policlínicas  

O Hospital da Mulher, em parceria com Policlínicas Regionais de Saúde, realizará punções de mama guiadas por ultrassonografia para diagnóstico do câncer de mama. Os procedimentos serão realizados pelas equipes multiprofissionais do hospital, em cada uma das 16 Policlínicas. A Policlínica de Santo Antônio de Jesus será a primeira a participar da ação, nos dias 2 e 3 de outubro. Ao todo, cerca de mil mulheres serão beneficiadas durante toda a Campanha.

A realização dos procedimentos seguirá durante os meses de outubro e novembro. Após a realização, identificada a necessidade de tratamento, a paciente será encaminhada para Hospital da Mulher.

iBahia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia