Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Candidatos empatam em número de votos e prefeito é escolhido pela idade


No município de Conde, localizado no território Litoral Norte Agreste Baiano, o candidato a vereador pelo Democratas, Camilo César Santos Nascimento, mais conhecido com César da Vila, obteve 172 votos, quantidade necessária para se eleger com base no coeficiente e, portanto ocuparia um a das onze cadeiras do poder legislativo. O que César da Vila não contava era que o colega de partido Rubem Almeida de Oliveira, conhecido com Rubem Madeirol, também tivesse 172 votos, empatando o pleito.

Quando ocorre empate nas urnas o critério de desempate, conforme o artigo 110 do Código Eleitoral, é a idade e neste caso Rubem Madeirol que nasceu em 19 de dezembro de 1972, 48 anos, ficou no 11º dentre os eleitos. Cesar da Vila tem 41 anos, nasceu em 03 de agosto de 1979.

O DEM lançou 14 candidatos a vereadores e o somatório dos votos conseguiu eleger apenas Rubem Madeirol. A legenda apresentou Anísio Madeirol como candidato a prefeito obtendo 45,37% (6.307 votos), ficando em segundo lugar.

Dudu Vieira, do MDB, foi reeleito prefeito de Conde pela coligação Juntos Para Fazer Mais, formada pelos partidos PODE, PP, PSDB, PT, MDB e PDT, para os próximos quatro anos com 6.704 votos no total.

Resultados após o fim da apuração: Dudu Vieira obteve 48,23%, Anísio Madeirol 45,37% e Josué Motos, do SD, 6,40%

Outros casos de eleições empatadas 

Em Caraúbas, município localizado no interior da Paraíba, terminou com a disputa para prefeito empatada. O atual prefeito Silvano Dudu (DEM) e Nerivan (MDB) tiveram exatamente 1.761 votos cada. No fim, contudo, Silvano foi reeleito por ser o mais velho.

Silvano Dudu nasceu em 12 de março de 1968 e tem 52 anos. Nerivan, por sua vez, nasceu em 24 de novembro de 1985 e completa 35 anos em menos de dez dias. Foi essa a diferença de idade que definiu o pleito no município.

Duas cidades do interior do Paraná – Kaloré e Quinta do Sol – tiveram disputas acirradas nas eleições do último domingo (15). Em Quinta do Sol, o pleito foi decidido por apenas um voto. Em Kaloré, por outro lado, os dois principais candidatos receberam o mesmo número de indicações, fazendo com que a decisão seguisse o que estabelece o Código Eleitoral, elegendo o mais velho.

Com população estimada em cerca de 4 mil pessoas, Kaloré registrou 1.186 votos (37,14% do total) para Edmilson (PL) e Ritinha (PSD). Dessa forma, os candidatos terminaram empatados. O terceiro colocado recebeu 821 votos (25,71% do total), além de quase 3% de brancos e nulos.

Como Edmilson tem 59 anos contra 42 de Ritinha, ele foi eleito prefeito de Kaloré, localizado a 380 km de Curitiba.

Em Quinta do Sol, município de aproximadamente 4,5 mil habitantes a 445 km de Curitiba, a diferença foi de apenas um voto entre os principais candidatos. Leonardo Romero (PSD) fez 1.703 votos (50,1%) e Jilvan Ribeiro (Cidadania) 1.702.

CN

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia