Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Vacinação contra Aftosa na Bahia termina segunda, sem prorrogação



A ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) responsável pela coordenação das campanhas para imunização dos rebanhos baianos, anunciou nesta sexta (27), que a vacinação contra a Febre Aftosa, na segunda etapa anual, não sofrerá ajuste no calendário, ou seja, o prazo termina na segunda 30, quando os produtores encontrarão as doses nas revendas distribuídas pelo estado.


A decisão acontece após a análise minuciosa dos números, desde que a campanha foi iniciada em 01 de novembro. “Até o dia 25, alcançamos a venda de mais de 3 milhões de doses, isto é, das 3,5 milhões de doses que estimamos vender, mais de 90% já foram comercializadas e estamos analisando as planilhas a cada 24 horas, tudo vem sendo acompanhado em detalhes”, ressalta o diretor-geral da agência, Maurício Bacelar.

A primeira etapa anual da vacina na Bahia para animais de todas as idades superou a meta de 90% exigida pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), quando foram vacinados 93,5% dos animais. Nesta segunda etapa, apenas bovinos e bubalinos de até 24 meses estão sendo vacinados.

“É relevante destacarmos que a vacina nesta fase pode ser considerada ainda mais importante, pois em muitos casos é a primeira dose de imunização recebida pelos animais jovens, o que garante uma eficácia muito maior ao projeto de imunização e no planejamento da Defesa Agropecuária para que em 2022 a Bahia se torne zona livre da Aftosa sem vacinação”, descreve Maurício.

Produtores

A Campanha que acontece simultaneamente em todas as regiões do país será prorrogada em alguns estados, inclusive no Nordeste, porém com o alcance positivo registrado na Bahia, não foi necessária a ampliação do prazo, conforme explica o dirigente da ADAB.

“Queremos agradecer o comprometimento dos produtores rurais com a imunização dos seus rebanhos. Sem essa parceria, não chegaríamos perto de nossa meta que é manter cada vez mais longe da Bahia a Febre Aftosa, o que certamente valoriza ainda mais nossos animais, a comercialização de produtos e subprodutos, especialmente durante as exportações”.

A vacina vai acontecer durante todo o final de semana e até a próxima segunda-feira. Já a declaração continua valendo até 15 de dezembro. Até esta sexta, 40% do animais vacinados foram declarados, a grande maioria, através do site (www.adab.ba.gov.br), no entanto, também os escritórios físicos da agência, sindicatos rurais e revendas de produtos agropecuários estão aptos a realizar o procedimento, imprescindível para fechar os dados da Bahia e assegurar a adimplência dos produtores.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia