Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Jacobina: Rompimento em área de barragem da Yamana Gold assusta moradores

 

Por Robson Guedes - Um rompimento em uma área interna da segunda barragem de rejeito da mineradora Yamana Gold, em Jacobina, atingiu veículos e deixou moradores da cidade assustados nesta quarta-feira (2). Nas imagens, feitas por um morador alguns instantes após o incidente, é possível ver a grande área que desabou na parte de trás da barragem, ao lado da pista de acesso à mineradora.

Ao Jacobina Notícias, o ambientalista Almacks Luiz disse que aparentemente o rompimento não compromete a estrutura da barragem, mas destacou que apenas uma análise técnica pode precisar quais os impactos do incidente. "O rompimento aconteceu na área que se chama de poupa ou praia. Aparentemente, não é algo que venha a comprometer a segurança da barragem, pois parece não ter afetado o talude, popularmente chamado de paredão, mas é preciso uma análise", disse Almacks ao Jacobina Notícias.

O rompimento, conforme informações preliminares, fez com que uma escavadeira, uma caçamba e uma caminhonete Hilux fossem sugadas pela lama do rejeito de minério. O buraco causado pelo deslisamento, como mostram as imagens, é muito grande e pode ser visto da pista.

 

Yamana emite nota

 

A Jacobina Mineração informa que hoje, por volta das 14h, foi registrado um deslizamento de material na área de estoque da barragem de rejeitos da empresa. Essa área é um local de apoio onde fica armazenado o material sólido inerte que é utilizado durante as obras de alteamento da barragem.

O material escorreu da pilha de estoque, empurrando uma caminhonete que estava estacionada no local. Não havia pessoas na caminhonete e o demais equipamentos continuaram em operação.

Importante reforçar que essa pilha de estoque não tem nenhuma influência na estrutura de segurança da barragem de rejeitos. A barragem na JMC continua segura e operando normalmente. Não houve dano ambiental.

Investigação sobre as prováveis causas deste deslizamento estão sendo conduzidas pela empresa.

Continuamos à disposição para mais esclarecimentos.

 

Rerdação: Jacobina Notícias


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia