Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Distrito de irrigação de Ponto Novo recebe novo gerente e apresenta sua situação operacional e financeira aos agricultores

Redação: Web Interativa

redacao@interativapn.com

O Distrito de irrigação de Ponto Novo realizou na sua sede nesta terça-feira (19), uma reunião para apresentação do novo gerente e situação operacional e financeira aos agricultores e o relatório de transição de gestão da entidade.


Após a saída do ex-secretário de Agricultura de Ponto Novo, Eleilson Gama, o Distrito de Irrigação de Ponto Novo (DIPN), tem agora o formado em administração de empresas, Luís Reis, agora ele é o responsável por gerenciar o DIPN, indicado pelo o atual prefeito, Dr. Thiago Gilleno o seu nome foi aprovado pelo o Conselho de Administração da entidade, porém o mesmo colocou em indefinido sua função devido a situação atual do DIPN.

Participaram do encontro o novo o gerente-executivo do distrito, o presidente do Conselho Administrativo, Jailson de Almeida, presidente da Associação do Reassentados, Joelson, o presidente da Câmara de Ponto Novo, Zé da Boate, os vereadores: Arnóbio Carneiro, Arnóbio de Bezerras, Dinho do Remédio e Nelo Alves, o ex-secretário de Agricultura e ex-gerente do DIPN, Eleilson Gama e vários conselheiros da entidade, além dos agricultores.

A reunião visou discutir medidas e encontrar soluções para as demandas atuais do projeto entre elas a situação operacional que está no seu limite, muitas casas de bombeamentos com problemas técnicos ou precisando de manutenções, operando nos seus limites.

Atualmente, um dos consumos mais caros para a manutenção das atividades agrícolas do DIPN é a conta de luz, o perímetro de irrigação havia parado afetado pela estiagem prolongada, para o seu retorno a escolha do plantio da mamona foi feita pelos produtores que assumiram o compromisso de destinar 2.600 Kg cada um para custear a energia do projeto, porém muitos não tem arcado com isso, consequentemente o Distrito tem mantido suas atividades com verbas insuficientes, entre as medidas definidas entre os agricultores, associação, conselho e direção foi mais rigidez nas decisões e na cobrança aos inadimplentes, além do aumento de R$ 400 para R$ 500,00 da taxa de irrigação.

De acordo com Luis Reis, o prefeito de Ponto Novo estará também se comprometendo a auxiliar dentro das possibilidades o órgão, assim também como os edis presentes, que além disso em seus respectivos discursos pediram união aos agricultores e se comprometeram apoiar e buscar a autonomia do DIPN, nas esferas municipais e estaduais.

Energia Solar

A aposta de transformar luz solar em energia elétrica é visto como um dos caminhos mais promissores em relação a geração de energia sustentável e manutenção do Distrito. A energia solar é uma fonte alternativa, limpa, renovável e inesgotável, capaz de reduzir os efeitos indesejáveis dos combustíveis fósseis. A ideia de utilizar placa solar no sistema de irrigação traz como vantagens, a sustentabilidade e a redução de custos por meio da economia de água utilizada. No caso do custo da energia elétrica, a redução pode chegar até 90%, relacionados aos sistemas de automação e irrigação, pois o projeto passa a gerar sua própria energia.

Muitos projetos tradicionais de irrigação possuem um alto custo de manutenção por conta do bombeamento de água que de maneira convencional utiliza energia elétrica para o total funcionamento. Com isso, os produtores rurais estão optando por adotar em suas propriedades sistemas de irrigação por energia solar para poder aproveitar a alta incidência dos raios solares e baixo custo da manutenção.

A energia solar na agricultura tem alcançado um papel importante para a redução do impacto ambiental pelo mundo. Ultimamente, os painéis fotovoltaicos tiveram uma queda de preço, o que motiva um investimento crescente na escolha deste tipo de sistema. A energia solar chama atenção pelo potencial econômico, eficaz e sustentável.

Sobre o DIPN

O Distrito de Irrigação de Ponto Novo é um dos responsáveis pelo o Projeto de Irrigação de Ponto Novo é uma das principais forças do território do Piomente Norte do Itapicuru na economia e geração de empregos, além da produção de culturas como mamona, laranja, coco, goiaba, manga, melancia, feijão, mamão, tomate, pimentão, abóbora, quiabo, milho, maracujá entre outras culturas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia