Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Sr. do Bonfim, Caldeirão Grande, Itiúba e mais 19 cidades baianas recebem tecnologia que restabelece energia em 60 segundos

Self-Healing possibilita cerca de 99% de aproveitamento de tempo para  restabelecimento de interrupções e 78 municípios baianos já contam com tecnologia

A Coelba segue com o plano de implantação do sistema Self-Healing,  tecnologia moderna de automação de redes, que, a partir de religadores instalados em pontos estratégicos da rede de distribuição, permite recompor o fornecimento de energia em apenas 60 segundos. O sistema desenvolvido pela própria concessionária já atendia 56 municípios baianos e, entre os meses de agosto e dezembro, foi instalado em mais 22 cidades baianas e ampliado em vários bairros de Salvador. 

Entre as cidades que receberam o sistema recentemente estão Andaraí, Uauá, Ribeira do Pombal, Itiúba, Senhor do Bonfim, Salvador, Campo Formoso, Ourolândia, Jacobina, Cícero Dantas, Amargosa, Ilhéus, Caldeirão Grande, Dias D’Ávila e Riachão das Neves. São mais de 59 equipamentos com a tecnologia instalados na rede elétrica dos 22 municípios, nos últimos cinco meses, e ligados diretamente com o Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora. 

A tecnologia recompõe o fornecimento de energia elétrica automaticamente, no menor tempo possível. Quando uma árvore cai em cima da rede elétrica, por exemplo, e interrompe o fornecimento de energia, o sistema já identifica o ponto onde houve a interrupção, isola somente a área afetada e recompõe o fornecimento de energia automaticamente a todos os demais clientes impactados. Um restabelecimento que antes poderia levar cerca de uma hora e meia – entre identificação e religamento por uma equipe técnica - agora, pode levar apenas 60 segundos para ser concluído. 

A ampliação da instalação do Self Healing na rede de distribuição reforça o compromisso da empresa com a qualidade do fornecimento de energia elétrica. Neste ano, a Coelba seguiu fornecendo energia dentro dos parâmetros de qualidade determinados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O projeto faz parte das iniciativas da Coelba para adequação ao conceito de Smart Grids (redes inteligentes), nova tendência mundial na distribuição de energia elétrica.   

Serviços Coelba

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia