Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Alerta: rede municipal de Juazeiro tem apenas 1 leito de UTI disponível para pacientes com Covid-19

 

(Foto: ilustrativa/internet)

 

A rede municipal de Saúde de Juazeiro, no Norte da Bahia, está prestes a ficar sem vagas nos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo disponíveis para pacientes com Covid-19 em estado grave.

De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade, até essa terça-feira (02), o município tinha apenas 1 leito de UTI disponível. Contando com os leitos intermediários, a taxa de ocupação da rede municipal ontem era de 96%.

Atualmente, a rede municipal de Juazeiro possui 65 leitos intermediários, sendo 25 no Hospital Regional de Juazeiro, 10 na Promatre e 30 no Hospital de Campanha, sendo 3 salas vermelhas. O município possui ainda 30 leitos de UTI, sendo 20 no Hospital Regional e 10 no Hospital Promatre.

Ainda segundo os dados, na Rede de Atenção à Saúde Interestadual na Macrorregião do Vale do Médio São Francisco (REDE PEBA), que possui leitos intermediários e de UTI para Juazeiro, Petrolina e outras cidades da região, até ontem a taxa de ocupação de leitos era de 84%, com apenas 21 leitos disponíveis.

A SESAU afirmou que a situação é alarmante. Ontem em reunião com o assessor especial da Secretária de Saúde (Sesab), Cássio Garcia, o Secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa apresentou as demandas de leitos de UTI do município, considerando a média diária da taxa de ocupação de 80% da rede de pactuação PEBA (Pernambuco e Bahia).

O secretário solicitou  a abertura de mais vagas de UTI nos hospitais da rede de Juazeiro, e mais dez leitos de suporte ventilatórios para o Hospital de Campanha.

“Devido a situação delicada que estamos passando no momento, vim à Sesab solicitar mais vagas de UTI nos hospitais da rede de Juazeiro, como a aquisição de novos ventiladores mecânicos para que possamos equipar nossos leitos, mesmo sendo os leitos intermediários, tendo algum suporte de ventiladores visando alguma situação de emergência”, adiantou Fernando Costa.


Da Redação Preto no Branco por Yonara Santos

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia