Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Em Ponto Novo, Filadélfia, Pindobaçu e Sr do Bonfim comércio volta a funcionar nesta segunda (29); reunião deve acontecer com prefeitos e governo

Ponto Novo na Bahia - Foto: Web Interativa 

Na noite deste domingo (28), foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia, o decreto que determina a prorrogação de medidas mais restritivas para a capital baiana e alguns municípios inseridos na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Na publicação não foi expedida a continuidade do lockdown, nas cidades da região de Senhor do Bonfim (Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Cansanção, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Juazeiro, Nordestina, Pilão Arcado, Pindobaçu, Ponto Novo, Queimadas, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá) que tem O último decreto com o funcionamento de apenas os serviços essenciais, com prazo de validade expirado nesta segunda-feira (28), às 05h.

Através das redes sociais o prefeito de Senhor do Bonfim, Laércio Jr (DEM), autorizou o funcionamento do comércio local nesta segunda (29). Até o presente às 23h deste domingo (28), o Governador do Estado não se manifestou com relação a nossa região, em contato com a Assessora do Governador, ficou esclarecido que o Decreto 20.348, de 28 de marco, foi direcionado para a Região Metropolitana de Salvador (...) usando da cautela e sempre monitorando com seriedade os números do COVID em nossa cidade, verificamos que neste momento, nossa UTI está com a taxa de ocupação de 60%. Na UPA, neste momento não temos nenhum paciente internado com COVID. Em contato com a Assessora do Governador, ficou esclarecido que o Decreto 20.348, de 28 de marco, foi direcionado para a Região Metropolitana de Salvador, diante da ausência de manifestação do governador e levando em consideração os nossos números, iremos permitir o funcionamento do Comércio amanhã, pedindo a todos os comerciantes que redobrem as medidas de segurança sanitárias, já conhecida por todos”.

Ainda de acordo com Laércio, nesta segunda (29), está programada uma reunião dos prefeitos da região com o Governador Rui Costa, com horário a ser definido.

Na sua publicação o gestor ainda destacou os avanços da vacinação no município: “Hoje tivemos vacinação é já registramos 10.815 bonfinenses vacinados com a primeira dose e 2.253 bonfinenses que já receberam as 2 doses, amanhã teremos vacinas em todos os nossos postos para pessoas com 62 anos acima”.

Pelo Decreto 20.348, publicado neste domingo (28), fica vedada, em todo o território do Estado da Bahia, até o dia 05 de abril, a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) bem como está proibido o funcionamento das academias.

Com exceção de deslocamentos por motivos de saúde ou em situações em que fique comprovada a urgência, segue proibida a circulação de pessoas entre 18h e 5h, até o dia 5 de abril, em todos os 417 municípios baianos.

O funcionamento dos serviços não essenciais está proibido em toda a Bahia entre as 18h de 29 de março até 5h do dia 5 de abril.

Também segue vedada em todo o estado a prática de atividades esportivas coletivas amadoras até 5 de abril, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomeração. O funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a prática de atividades físicas está proibido até 5 de abril.

Os atos religiosos litúrgicos podem ocorrer na Bahia, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%, desde que o espaço seja amplo e tenha ventilação cruzada.

Ficam vedados, até 5 de abril, também em todo o estado, os procedimentos cirúrgicos eletivos não urgentes ou emergenciais nas unidades hospitalares públicas e privadas

Segue proibida ainda, até 5 de abril, a realização de eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas, independentemente do número de participantes, como cerimônias de casamento, solenidades de formatura, feiras, circos, passeatas, eventos desportivos, científicos e religiosos, bem como aulas em academias de dança e ginástica.

Bonfim Notícias 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia