Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Fui clonado no WhatsApp, o que fazer? Veja se foi hackeado e como recuperar sua conta

Um golpe da clonagem da conta do WhatsApp está fazendo várias vítimas nesses últimos meses. O golpe acontece da seguinte forma: uma pessoa liga para a vítima e inventa alguma história só para distraí-la. Durante a conversa, o golpista pede para que a vítima informe um código de seis números que chegou em seu celular. No entanto, esse código é a verificação do WhatsApp, e por meio dele, o criminoso consegue clonar a conta do consumidor.

Após a clonagem, o golpista passa a enviar mensagens para os contatos da vítima pedindo dinheiro em nome dela. Na maioria das vezes, o infrator pede dinheiro para parentes e conhecidos, simulando alguma necessidade urgente.

O alerta é para que os consumidores nunca enviem o código de seis números para ninguém. É importante ainda habilitar a “verificação em duas etapas” no WhatsApp: clicando em “configurações”, “conta” e “verificação em duas etapas”.

Outras dicas para evitar golpes:


– Não forneça dados, senhas, códigos para terceiros;
– Não acredite em ofertas de ajuda, sorteio, dinheiro etc. enviadas pelo WhatsApp, redes sociais, e-mails e não clique nesses links;
– Não confie e não compartilhe links e informações dos quais não tenha certeza da origem;
– Não preencha formulários que não estejam nos sites oficiais;
– Baixe aplicativos apenas das lojas oficiais;
– Em caso de dúvidas ou dificuldades, procure um familiar ou amigo que possa ajudar;


CanalTech

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia