Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Alerta! Seu WhatsApp pode ser bloqueado por qualquer pessoa que tenha seu número

Uma falha de segurança impressionante que permite que seu WhatsApp seja bloqueado foi descoberta. Não é necessário nenhum acesso a mais, nem mesmo seu smartphone, apenas o número de seu celular pode ser usado pelos golpistas.

A tática foi revelada pela revista Forbes. O invasor baixa o WhatsApp e insere seu número para ativar o app em outro smartphone. A verificação de dois fatores impede que ele consiga acessar o serviço. No entanto, após várias tentativas de login malsucedidas, o app fica bloqueado por 12 horas.

Mas não para por aí. O invasor pode mandar uma mensagem para o suporte do serviço de seu próprio endereço de e-mail alegando que seu smartphone foi roubado ou perdido e ele precisa excluir a conta. Então, ao fornecer o número do WhatsApp da vítima como se fosse o seu, o serviço é imediatamente bloqueado e um e-mail de confirmação é enviado para o real dono da conta. No entanto, o processo pode ser feito várias vezes e causa um congelamento parcial do serviço.

Imagem: Forbes

WhatsApp bloqueado

O método foi descoberto pelos especialistas em segurança Luis Márquez Carpintero e Ernesto Canales Pereña e divulgado pela revista Forbes. Não foram encontrados relatos desse método sendo usado por outras pessoas se não os dois pesquisadores, mas o alerta serve para o Facebook, dono do WhatsApp, ficar ligado com esse tipo de falha.

Apesar de bloqueado, os dados do seu WhatsApp como conversas e contatos permanecem intactos. A verificação de dois fatores impede que outras pessoas, por mais que tentem forçar o login, consigam acessar essas informações.

A Forbes questionou a empresa sobre o problema, que disse apenas que o “uso dessa vulnerabilidade viola seus termos de serviço”. No entanto, isso não impede que a falha seja explorada, já que pode ser feita anonimamente. Até a publicação dessa reportagem não foi lançada nenhuma atualização para corrigir o problema.

Via Forbes

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia