Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Bolsa Família BLOQUEADO no Aplicativo: Veja o que fazer e como RESOLVER

Centenas de brasileiros voltaram a reclamar do Bolsa Família bloqueado no aplicativo. Se isso aconteceu para você pela primeira vez, entenda que esse não é um erro tão incomum assim e muitas pessoas estão passando pelo mesmo. 

Por isso é importante entender cada situação e saber exatamente se existe algo que você pode fazer. Algumas informações sobre bloqueio são interessantes principalmente para quem está recebendo o Auxílio Emergencial. 

Entenda a seguir mais detalhes e saiba exatamente como está funcionando esse tipo de ação do Ministério da Cidadania. Saiba se existe algo que você possa fazer para reverter e repasse a informação para amigos e familiares com o mesmo problema. 

Bolsa Família BLOQUEADO no Aplicativo
Imagem: Divulgação/Ministério da Cidadania

Bolsa Família Bloqueado Aplicativo

Um problema que aparece para milhares de beneficiários desde março voltou: o Bolsa Família bloqueado no app. Muitas pessoas voltaram a perguntar sobre esse percalço no recebimento dos seus benefícios. 

Por isso pode ser importante responder algumas perguntas pontuais para que você entenda detalhes sobre esse tipo de bloqueio. São elas:

  • Recebi mensagem de Bolsa Família bloqueado no aplicativo, vou ficar sem o benefício?

Não! Essa mensagem que está aparecendo para várias pessoas no app diz respeito apenas ao Auxílio Emergencial. O próprio Ministério da Cidadania confirmou que NÃO vai bloquear ou cancelar inscrições no Bolsa Família. 

  • Com o Bolsa Família bloqueado no app, vou parar de receber o Auxílio Emergencial?

Na maioria dos casos, sim. Essa mensagem de bloqueio está ligada diretamente ao “pente-fino” que o Ministério está fazendo e essa ação é ligada apenas ao Auxílio Emergencial. 

  • Por que tive o Bolsa Família bloqueado pelo aplicativo?

Essa mensagem está aparecendo principalmente para pessoas que tiveram mudanças na sua unidade familiar recentemente e saíram dos requisitos para receber o Auxílio Emergencial. Ou seja, se você ou algum familiar começou emprego formal depois da pandemia ou se a sua renda aumentou, pode ser que você volte a receber apenas o Bolsa Família – não mais o Auxílio. 

  • Bolsa Família bloqueado no app significa que meu benefício foi cancelado?

Não. Como dito anteriormente, até mesmo o Supremo Tribunal Federal (STF) se posicionou sobre isso: o Governo está proibido de cancelar ou bloquear o seu Bolsa Família durante o período de calamidade pública – até 31 de dezembro de 2020. 

Por isso, se houve bloqueio, isso significa apenas que você poderá não receber mais o Auxílio, mas o programa Bolsa Família segue normalmente. 

O que fazer Bolsa Família Bloqueado

Mas então, o que fazer com Bolsa Família bloqueado? A primeira recomendação é que você tenha certeza de que essa mensagem não é um erro temporário. Existem muitos beneficiários que viram essa mensagem e 24h ou 48h depois receberam os benefícios normalmente em conta. 

Se você já está com essa mensagem há mais tempo é necessário ter certeza de que não houve nenhuma mudança no seu Cadastro Único (CadÚnico) no sistema do Governo Federal. Ou seja, se alguém na sua família começou a trabalhar e aumentou a renda mensal ou se alguém começou a receber um benefício do Governo, esse pode ser o motivo. 

Nesse caso não há nada a ser feito já que você terá saído dos requisitos para receber o Auxílio Emergencial. Ressaltando novamente que essa mensagem é sobre o Auxílio especificamente, e você continuará recebendo o Bolsa Família no valor que recebia anteriormente. 

Por fim, se o seu problema continua e você ainda está nos requisitos para receber o Auxílio, procure uma agência da Caixa Econômica Federal para resolver o Bolsa Família bloqueado no aplicativo. De acordo com o presidente do banco, Pedro Guimarães, os problemas de bloqueio são imediatos e poderão ser resolvidos imediatamente. 

Pronatec

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia