Ótima notícia para aposentados e pensionistas do INSS! Após meses de adiamento e muita discussão nos bastidores da equipe econômica, o Governo finalmente confirmou o pagamento do 13° Salário para pensionistas e aposentados do INSS. Junto com a confirmação, veio também o calendário das parcelas.
Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre o pagamento do 13° Salário do INSS para aposentados e pensionistas em Abril: os valores liberados pelo Governo, as datas de depósitos das parcelas e como será feito o pagamento; confira!
Imagem

Conteúdo [Ocultar]
13° Salário do INSS – Confirmado
A antecipação do 13° Salário do Instituto Nacional do Seguro Social finalmente foi confirmada! A boa notícia veio junto com o calendário oficial do benefício, que começa a ser pago para os aposentados e pensionistas ainda no mês de Abril.
O depósito antecipado do 13° tem a intenção de atenuar os efeitos socioeconômicos da pandemia de Covid-19 na rotina dos segurados – especialmente os aposentados, que fazem parte do grupo de risco da doença e em alguns casos tiveram dificuldades para seguir os protocolos de isolamento social.
PAGAMENTOS do INSS 1ª SEMANA de ABRIL: Confira as DATAS para SACAR e quem vai RECEBER;
Discussões sobre a antecipação
De acordo com as projeções realizadas pelo Governo Federal, a primeira parcela antecipada deve começar seus pagamentos no final de Abril, com depósitos se estendendo por boa parte do mês de Maio.
Já a segunda parcela do benefício será paga no mês de Junho. Originalmente, a medida havia sido prometida para Março. No entanto, devido aos debates sobre o Orçamento da União, a iniciativa criada para ajudar aposentados e pensionistas acabou adiada, com as discussões retomadas recentemente.
No dia 25 de Março, foi aprovado o Orçamento da União 2021. Com isso, foi possível a liberação de recursos para pagamento de benefícios, como os relacionados aos salários do INSS. De acordo com o atraso da votação, os pagamentos da antecipação devem durar até Junho.
Calendário do 13° do INSS
Os depósitos do 13° salário do INSS são divididos de acordo com o último número do NIS dos beneficiários, de acordo com as competências de Abril e Maio de 2021. Os valores são os mesmos da aposentadoria ou pensão tradicional de cada segurado – e as datas de depósito são divididas em dois grupos:
O primeiro calendário de pagamentos foi produzido pela Secretaria da Previdência e abrange os aposentados e pensionistas que recebem até o valor de R$ 1.100. Veja as datas de pagamento abaixo, no modelo NIS – competência de Abril – competência de Maio.
- NIS 1 – 26 de Abril – 25 de Maio;
- NIS 2 – 27 de Abril – 26 de Maio;
- NIS 3 – 28 de Abril – 27 de Maio;
- NIS 4 – 29 de Abril – 28 de Maio;
- NIS 5 – 30 de Abril – 31 de Maio;
- NIS 6 – 03 de Maio – 1 de Junho;
- NIS 7 – 04 de Maio – 02 de Junho;
- NIS 8 – 05 de Maio – 04 de Junho;
- NIS 9 – 06 de Maio – 07 de Junho;
- NIS 0 – 07 de Maio – 08 de Junho.
Agora, veja o calendário para quem recebe mais de R$ 1.100, de acordo com o mesmo modelo do número de NIS e competências.
- NIS 1 e 6 – 03 de Maio – 01 de Junho;
- NIS 2 e 7 – 04 de Maio – 02 de Junho;
- NIS 3 e 8 – 05 de Maio – 04 de Junho;
- NIS 4 e 9 – 06 de Maio – 07 de Junho;
- NIS 5 e 0 – 07 de Maio – 08 de Junho.