Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Festa de Maio de Ponto Novo é cancelada em 2021

 

Da redação: Web Interativa

Uma das maiores festas do norte da Bahia, a Festa de Maio não deve realizada neste ano, assim com o São João. O cancelamento oficial ainda não foi anunciado pelo prefeito Dr. Thiago Gilleno (PSD). Porém, com motivo da pandemia do novo coronavírus isso será questão de tempo apenas. Em 2020 o evento também não ocorreu.

A Festa de Maio tem uma larga história, abaixo você confere o texto de Josimar Ferreira, sobre o histórico e atualidades do evento.

Por: Josimar Ferreira

Segundo o Sr. João Matos, antigo morador do município, a Festa de Maio teve início nos primeiros anos da década de 50, por volta de 1954, quando Ponto Novo ainda estava em formação e ainda se chamava Rua do Toco.

Na ocasião, comemorava-se também o dia da Padroeira do povoado, Nossa Senhora de Fátima. A festa dançante era fechada e quem queria participar tinha que pagar ingresso. Com o passar dos anos, já durante a gestão do prefeito de Caldeirão Grande, o Sr. Nelson Maia, a festa passou a ser realizada na Praça do Comércio, e de lá não saiu mais.



Já na gestão do sr. Deto Venâncio, o evento foi desvinculado da festa religiosa e passou a ser realizado uma semana depois, variando entre 3 dias em alguns anos, para 2 dias de festa, que permanece atualmente.

Por aqui já passaram atrações de destaque no cenário nacional como Terra Samba, GigGhetto, Calypso do Pará, Companhia do Calypso, Adelmário Coêlho, Alcymar Monteiro, Flávio José, Limão com Mel, Saia Rodada, Zezinho da Ema, Flor D'Açucena, Menina Faceira, Brega & Vinho, Badalaê, A Bronkka, Pagodart, Batukerê, Amanda Santiago, Os Sungas, Nanaê, Gatinha Manhosa, Mega Hits, Black Style, Tayrone Cigano, Seu Maxixe, Margareth Menezes, Harmonia do Samba, Psirico, É o Tchan, Mano Walter, Naldinho e Leo Rios, dentre outras.


Em 2009 o destaque ficou por conta da nova organização do cenário da festa: os vendedores ambulantes foram deslocados para as ruas no entorno da praça, o que aumentou significativamente o espaço para os foliões. Em 2010, a segurança continuou reforçada, assim como nos outros anos, com o apoio das Polícias Militar, Civil, Cepac, Guarda Municipal e seguranças contratados pela prefeitura. Nenhuma ocorrência de maior destaque foi registrada, tipo homicídio.

Em 2009 e 2010 dois trios foram contratados para animar os foliões dos dois blocos e quatro atrações animaram os foliões na avenida.

Banda Brega e Vinho
Em 2011, último ano antes de uma longa estiagem, o então prefeito Marcos Silva contratou Saiddy Bamba, Seu Maxixe e Margareth Menezes, enquanto o único bloco a sair na avenida, o Bloco Me Leva, trouxe as bandas No Styllo e Papyrart. Esse foi o último ano em que grandes atrações para os dois dias foram contratadas.

Em 2012, a estiagem já assolava o município, e a Administração Municipal esperou até o início de maio para anunciar oficialmente o cancelamento da Festa, uma vez que a situação de emergência decretada, impedia que recursos públicos fossem aplicados em eventos desse tipo.

Para 2013, as expectativas eram de que as chuvas caíssem em grandes volumes e a Festa de Maio voltasse a ter a grandeza de anos atrás, o que não aconteceu. Apesar disso, as poucas chuvas elevaram o nível das águas na barragem e nos reservatórios do município. A Festa chegou a estar ameaçada, mas, depois de algumas reuniões, a Administração Municipal resolveu reduzir de dois, para um dia de festa, com atrações menos expressivas, para não acabar a tradição. Para isso, foram contratados Branquinho, Forrozão Zezinho da Ema, Trio Bradock e Banda Nanaê, que puxou os foliões, sem restrição, já que o bloco Me Leva não desfilou.

Brankinho Pancadão - Festa de Maio 2019


Apesar das reduções, milhares de pessoas prestigiaram o evento no dia 18 de maio, uma vez que as tradicionais festas nas cidades vizinhas como Filadélfia e Caldeirão Grande foram canceladas. Até mesmo festas tradicionais como São João de Bonfim e de Jaguarari, além do Santo Antônio em Campo Formoso, sofreram com os impactos da longa estiagem.

Em 2014 o público lotou a Praça do Comércio no sábado, dia em que Tayrone Cigano foi a principal atração. No domingo, Harmonia do Samba sacudiu os foliões, mas o público total foi menor que o registrado no sábado. Assim como em 2013, os blocos não desfilaram mais, e a partir de então os trios puxam os foliões sem cordas.


Em 2015 foram contratadas as bandas Psirico e Seu Maxixe como atrações principais. A proibição da venda de bebidas alcoólicas em embalagens de vidro e a ornamentação da Rua Bela Vista foram os principais destaques positivos da festa.
Para 2016, a Prefeitura contratou as bandas É o Tchan e Mano Walter como principais atrações.



Em 2017, com a cidade sob nova administração, a Prefeitura contratou Limão com Mel e Naldinho e Leo Rios, que se apresentaram no palco, bem como atrações locais e regionais. No trio, puxando os foliões, sem cordas e sem blocos, Brankinho e Nanaê foram os contratados

Para 2018, faltando quase um mês para a Festa, a Prefeitura confirmou Léo Magalhães e a banda Unha Pintada como as principais atrações do palco, enquanto que, para o trio, fechou com a banda Na Garagem e Leo SL.


Com a ausência dos blocos, a Festa perdeu um pouco do brilho e do investimento na avenida, mas ganhou em participação popular, uma vez que aumentou o número de pessoas que seguem o trio, sem a separação por cordas, como na época dos blocos. A segurança é o principal ponto forte do evento, já que em nenhum ano fora registrado algum caso grave, incluindo assassinato. 

O turista que decidir visitar o município pela primeira vez, poderá ficar hospedado em alguma das opções disponíveis na cidade (ainda são poucas), que devem ser reservadas com antecedência, já que a demanda é grande nesse período. Além disso, a cidade já conta com excelentes opções de restaurantes e lanchonetes, e a Barragem pode ser uma alternativa para quem quiser conhecê-la.

Léo Magalhães foi a atração principal do terceiro dia da Festa de Maio de 2019
 (Foto: Web Interativa)
 
Unha Pintada foi a principal atração do segundo dia da Festa de Maio de 2019
(Foto: Web Interativa)
Devinho Novaes 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia