Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Medidas para manter ativo seu BOLSA FAMÍLIA em 2021: Inscritos devem seguir o passo a passo

Imagem: Divulgação

O Bolsa Família é um dos mais importantes benefícios distribuídos pelo Governo Federal, sendo essencial para a melhoria das condições socioeconômicas da população e movimentação da economia, muito antes da criação do Auxílio Emergencial.

Existe uma medida em especial que se torna essencial para a manutenção dos pagamentos do programa e o recebimento dos créditos pelas famílias. Trata-se da atualização do Cadastro Único, que deve ser feita obrigatoriamente a cada dois anos; veja abaixo tudo que você precisa saber!

Bolsa Família 2021 – Atualização do Cadastro

Beneficiários do Bolsa Família precisam manter os dados do Cadastro Único atualizados para continuar recebendo os pagamentos. A atualização é necessária sempre que acontece uma mudança significativa na unidade familiar – e mesmo sem as mudanças, deve ser feita a cada dois anos.

Se os dados do CadÚnico ficarem mais de dois anos sem atualização, a família será convocada para o processo de Revisão Cadastral, e dependendo da análise das informações, pode ficar sem o benefício.

Além disso, o Ministério da Cidadania faz o cruzamento da base de dados do Cadastro Único com outros bancos de informações do Governo periodicamente. As famílias com divergências nos dados cadastrados ficam obrigadas a participar do processo de Averiguação Cadastral.

Atualização Cadastral do Bolsa Família – Quem deve fazer?

A atualização cadastral do Bolsa Família deve ser feita sempre que houver mudanças na unidade familiar, além do recadastramento obrigatório a cada dois anos. As alterações devem ser informadas ao setor responsável pelo CadÚnico na cidade em que a família reside. Veja abaixo os casos em que a atualização é necessária:

Nascimento na família;

Morte na família;

Mudança de um integrante para outra casa;

Mudança de endereço;

Entrada de crianças na escola;

Transferência de escola;

Aumento ou diminuição da renda;

Obtenção de emprego formal.

Bolsa Família 2021 – Como atualizar o Cadastro?

Primeiramente, vale lembrar que a atualização do CadÚnico não pode ser realizada de maneira virtual, exigindo-se o comparecimento presencial do responsável pela família. O agendamento da entrevista, no entanto, deve ser marcado pela internet.

Para agendar sua entrevista, basta acessar o site da prefeitura de sua cidade (procurar pela área Cidadania e Assistência Social e clicar em CadÚnico) ou entrar em contato pelo telefone da Central 156 de atendimento. Em São Paulo, o agendamento também pode ser feito no site Descomplica SP.

Com a entrevista marcada, é necessário comparecer no dia e local escolhido com pelo menos um documento original de cada integrante do grupo familiar. Os endereços estão disponíveis nos sites que o agendamento foi feito.

Atualização Cadastral – Documentos Necessários

Para atualizar o cadastro e deixar o Bolsa Família 2021 ativo, os responsáveis pelas famílias precisam apresentar documentos atualizados nas unidades de atendimento. Veja abaixo todos os dados necessários para a atualização do cadastro.

Dados de domicílio (condições de moradia, energia elétrica, saneamento básico, localização);

Informações familiares (quantidade de membros, gastos familiares, acesso a serviços de assistência social);

Dados sobre os membros da família (raça, cor, local de nascimento, pessoas com deficiência, escolaridade, renda e trabalho)

Título de eleitor e CPF do responsável;

Comprovante de endereço atualizado;

CPF, RG, certidão de nascimento, certidão de casamento, carteira de trabalho ou título de eleitor dos outros membros da família.

Vale lembrar que alguns municípios brasileiros oferecem também o serviço de cadastramento e atualização cadastral nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Os endereços estão disponíveis em https://www.gov.br/pt-br/servicos/acessar-o-cras-centro-de-referencia-da-assistencia-social.

Pronatec

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia