Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Ponto Novo: Alunos da Escola Nelson Maia começam a receber auxílio de 150,00

 

Cerca de 411 alunos da Escola Estadual Nelson Maia(356 na sede e 55 em Barracas) recebem a partir de hoje(27) os cartões do programa “Bolsa Presença”, que dá a família o direito de um vale compras no valor de R$ 150,00 para próximos 06 meses; é o projeto “Estado solidário” do governo da Bahia.

Para ter direito ao benefício e continuar recebendo, as famílias devem estar atentas às condicionalidades, como frisa a diretora da escola, Silvana Carvalho.

“A princípio estamos 411 cartões a serem distribuídos para alunos da sede e do distrito de Barracas, mas é importante destacar que há condicionalidades para receber e continuar recebendo o auxílio”

Perguntas e respostas referentes ao Programa Bolsa Presença, destinado a família dos estudantes matriculados na rede estadual de ensino.

 

01.    O que é o Programa Bolsa Presença?

Resposta: O Bolsa Presença é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, sancionada através da Lei n° 14.310 de 24 de março de 2021, que tem o objetivo de promover a permanência de alunos na escola e fortalecer a relação entre a escola, a família e as comunidades.

 

02.    A quem é destinado o Programa Bolsa Presença?

Resposta: Famílias de alunos dos ensinos Fundamental e Médio, regularmente matriculados em unidades escolares da rede pública estadual de ensino, localizadas na capital e nos municípios do interior da Bahia. *Atenção: famílias que constem no Cadastro Único para programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico.  Famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza.

03.    Quais as condições para que o aluno matriculado receba o auxílio Bolsa Presença?

Resposta: Assiduidade nas aulas ministradas pela unidade escolar em que o estudante esteja matriculado (aulas remotas e/ou presencial), com frequência mínima de 75%. Participação do aluno e de sua família nas atividades e avaliações escolares. Manutenção atualizada dos dados cadastrais na unidade escolar e no CadÚnico.

 

04.    Qual é o valor da bolsa?

Resposta: R$ 150 (cento e cinquenta reais) por família.

 

05.    Como o Programa Bolsa Presença será pago?

Resposta: Através de um cartão que será emitido e entregue à família do aluno.

 

06.    Se o aluno recebe o auxílio do vale-alimentação estudantil poderá receber o apoio financeiro do Programa Bolsa presença?

Resposta: Sim. Se a família do aluno estiver cadastrada no CadÚnico (situação de pobreza ou extrema pobreza), o aluno participará dos dois programas.

 

07.    Se o aluno for monitor do programa Mais Estudo, poderá receber o auxílio do programa Bolsa presença?

Resposta: Sim. Se a família do aluno estiver cadastrada no CadÚnico (situação de pobreza ou extrema pobreza), o aluno participará dos dois programas.

 

08.    Se o aluno recebe o auxílio vale-alimentação estudantil, é monitor do Programa Mais Estudo e sua família está cadastrada no CadÚnico, poderá receber o auxílio Bolsa Presença?

Resposta: Sim. Se a família do aluno estiver cadastrada no CadÚnico (situação de pobreza ou extrema pobreza), o aluno participará dos três programas.

 

09.    A família possui dois ou mais alunos matriculados na rede estadual de ensino. Neste caso, a bolsa será destinada individualmente ou por família?

Resposta: O programa Bolsa Presença é destinado à família. Portanto, famílias com dois ou mais alunos matriculados na rede estadual de ensino não acumularão este benefício. *Atenção: Será uma bolsa por família.

10.    O Programa Bolsa Presença será permanente?

Resposta: O Programa Bolsa Presença poderá ter duração, em cada edição, de até seis meses. Ao final do período, os estudantes participantes serão avaliados com base em indicadores de aprovação e de abandono escolar.

11.    Como saber se o aluno ou outro membro da família está cadastrado no CadÚnico?

Resposta: Através do aplicativo “Meu Cadastro Único”, o aluno poderá se cadastrar ou consultar se a família é cadastrada, conhecer o NIS (Número de Identificação Social), verificar se há pendência no cadastramento, localizar locais para cadastramento presencial, entre outras funções. O aluno ou membro da família também poderá se dirigir aos postos instalados nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS. Link Meu cadastro único: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/

 

12.    O Número de Identificação Social – NIS será o código para consulta do programa Bolsa Presença. Como saber o número NIS?

Resposta: O aluno pode consultar o NIS no Cartão Cidadão, na Carteira de Trabalho (CTPS) ou nos extratos de FGTS. Outra alternativa é a consulta pela internet, a partir do número do CPF (como o portal Meu INSS) ou no portal Consulta Cidadão.

 

Redação: Itapicuru FM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 

Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia