Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Veja as principais regiões que estão distribuindo o vale merenda: Valor pode ser usado para complementar a alimentação de milhares de pessoas

Com o desenvolvimento negativo da pandemia de Covid-19 e as incertezas relacionadas ao Auxílio Emergencial, muitos governos estaduais e prefeituras do Brasil investiram milhões de reais no pagamento de benefícios como o Vale Merenda, criado para complementar a alimentação da população mais vulnerável.

Agora, com a retomada dos pagamentos do Auxílio Emergencial, a tendência é que diversos auxílios estaduais e municipais sejam paralisados – para uma melhor análise das contas públicas e relocação de recursos. Mesmo assim, certos estados e cidades ainda distribuem os Vales; confira abaixo!

Veja as PRINCIPAIS REGIÕES que estão DISTRIBUINDO o Vale Merenda em ABRIL
Imagem: Divulgação

O que é o Vale Merenda?

Benefícios com nomes de Vale Merenda, Auxílio Alimentação, Vale Alimentação, entre outros, foram criados em maio à pandemia de Covid-19, com o objetivo de atenuar os efeitos socioeconômicos da doença e complementar a alimentação dos mais vulneráveis.

Os auxílios vieram principalmente para garantir uma alimentação saudável e abrangente para alunos de escolas estaduais e municipais. Normalmente, estudantes de famílias em situação de pobreza contam com a merenda escolar como uma das poucas refeições do dia.

O recebimento dos benefícios – que podem ser depositados em conta ou em um cartão especial – são definidos pela prefeitura ou governo estadual em questão, assim como todos os outros detalhes de elegibilidade para o recebimento dos valores.

Cartão Merenda 2021: Cadastro, Regiões, Consultas e Pagamentos;

Vale Merenda na Bahia

A cidade de Camaçari, na Bahia, começou na última segunda-feira (12) a primeira etapa da entrega do Vale Merenda relacionado ao ano letivo de 2021. O benefício é voltado para os estudantes da rede pública municipal, aproximadamente 35 mil alunos.

A distribuição dos valores é dividida de acordo com as escolas municipais da cidade. O valor do benefício é o mesmo para todos os alunos: R$ 45 por mês. Vale lembrar que o pagamento deve ser utilizado apenas para a compra de alimentos e materiais de cozinha.

A concessão do Vale Merenda continua ao longo dos próximos dias, contemplando as 112 unidades de ensino da cidade – incluindo creches e escolas comunitárias conveniadas à prefeitura. Cada escola deve divulgar nas redes sociais e em cartazes os horários para a retirada do ticket.

Os responsáveis dos estudantes devem aguardar o dia, turno e horário definidos e comparecer à escola com documento de identificação que comprove o parentesco com o aluno. O calendário completo de distribuição da primeira etapa está disponível em https://www.instagram.com/p/CNkOQZcl5-Y.

Auxílio Merenda em São Paulo

Outra região do Brasil que autorizou a concessão de Auxílio Merenda para estudantes da Rede Pública foi a Sudeste. Mais especificamente, a cidade de Campinas no estado de São Paulo e suas proximidades.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo iniciou no início de Abril o pagamento da nova etapa do programa Merenda em Casa, que deve beneficiar cerca de 116 mil alunos da rede estadual na região de Campinas.

O valor do benefício é de R$ 55 por aluno, e se destina exclusivamente à compra de alimentos por famílias em situação de pobreza ou pobreza extrema. Como a concessão leva em conta os dados registrados no CadÚnico, não é preciso fazer um cadastro específico no programa.

Os depósitos do benefícios são realizados por meio do aplicativo PicPay. Para se cadastrar, usuários precisam inserir e-mail, senha, foto pessoal e um documento oficial de identidade. Os saques podem ser feitos nos caixas eletrônicos da rede Banco 24h.

Fique de olho no site para receber mais novidades sobre auxílios e benefícios em seu estado ou cidade

Pronatec

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia