Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Inscrição para pedido de isenção Enem em 2021: INEP divulga datas e novidades sobre o exame

Milhões de estudantes brasileiros estão sem saber quando vão conseguir uma vaga em uma universidade federal ou estadual através do Exame Nacional do Ensino Médio. Apesar da indefinição das datas, porém, a inscrição para pedido de isenção do Enem 2021 já está disponível. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou novidades para quem está pensando em fazer a próxima prova. Entenda o que foi confirmado até o momento e saiba qual é a previsão do Ministério da Educação (MEC). 

Inscrição para pedido de isenção Enem em 2021Imagem:  Marcello Casal jr/Agência Brasil/Divulgação

Inep Isenção Enem 2021

Foram divulgadas novidades sobre a isenção Enem Inep 2021 mesmo sem uma definição sobre o cronograma completo das provas. Quem quer fazer a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio sem pagar taxa deve ficar atento. 

As solicitações para pedido de isenção de taxa de inscrição do Enem 2021 começam nesta segunda-feira (17). Ou seja, quem não quer pagar esse valor deve acessar o site oficial do Inep Enem para fazer o pedido. 

Outra boa notícia é que os alunos terão até o dia 28 para fazer a justificativa de ausência do Enem – na edição anterior. 

Quem pode solicitar isenção Enem 2021

Também foi definido quem pode fazer a solicitação de isenção de taxa do Enem 2021. Existe uma lista de requisitos e quem fizer parte de um desses grupos poderá pedir ajuda para não pagar os valores. 

Quem tem direito a isenção do Enem Inep é quem:

Está cursando a última série do ensino médio no ano de 2021 em escola da rede pública – em qualquer modalidade de ensino; 

Terminou o ensino médio em escola da rede pública – ou como bolsista integral na rede privada com renda per capita igual ou menor do que um salário mínimo e meio;

Declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica: neste caso é necessário ser membro de família de baixa renda inscrita no Cadúnico. 

Datas Enem 2021

Os estudantes também precisam ficar ligados para as datas do Enem 2021. Junto com a novidade da isenção de taxas, algumas informações importantes foram divulgadas sobre a aplicação do exame. 

A primeira notícia de destaque é a data da prova do Enem 2021: de acordo com o presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, o dia da aplicação do exame será definido neste mês. Ou seja, até o fim de maio deve sair a data oficial. 

Essa demora se dá principalmente por questões orçamentárias: o Inep não tem dinheiro para uma aplicação da prova completa. Por isso é importante ficar atento para o calendário do Enem 2021 que pode sair em breve com aplicações ainda neste ano. 

Como solicitar Isenção Taxa Enem 2021

Finalmente, quem ainda não sabe como solicitar a isenção de inscrição do Enem 2021 deve ficar tranquilo. O processo é feito rapidamente pela Página do Participante do Inep. 

Confira o passo a passo para solicitar isenção Enem 2021 fica assim:

Acesse a página do participante Enem Inep (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/); 

Clique no botão ‘Justificativa de ausência/isenção’; 

Escolha a imagem no desafio; 

Agora adicione o seu CPF; 

Adicione sua data de nascimento; 

Aperte em ‘INICIAR A JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA/ISENÇÃO’ e siga os próximos passos do chat normalmente. 

Pronatec

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 

Web Interativa - O portal de notícias da Bahia