Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Quem são as vítimas e o autor do ataque com 5 mortos em Santa Catarina

 

As cinco vítimas do atentado a creche em Saudades, Oeste de Santa Catarina, sofreram pelo menos cinco golpes de facão, segundo o Instituto Geral de Perícias (IGP). O jovem Fabiano Kipper Mai, de 18 anos, entrou na escola infantil na manhã desta terça (4) com dois facões e matou três crianças com menos de 2 anos e duas funcionárias. Um bebê foi socorrido e está na UTI. Após ferir as vítimas, ele golpeou o próprio corpo, foi preso e está internado em estado grave.

O delegado responsável pelo caso, Jerônimo Ferreira, afirmou que as professoras se trancaram nas salas para evitar que o autor conseguisse chegar até elas.

Todas elas se trancaram dentro das respectivas salas e seguraram as crianças dentro das salas para que ele [autor] não entrasse. Ele tentou entrar em todas as salas, não conseguiu, com aquelas mulheres guerreiras, sozinhas com crianças pequenas, evitando que um mal maior acontecesse.

Os vizinhos, que ouviram os gritos de socorro, também ajudaram, conforme o delegado. "Uma baita iniciativa dos caras. Foram lá e conseguiram conter [o autor], evitando que um mal maior pudesse acontecer".

Família do autor não tinha ideia que ele cometeria o crime

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Jerônimo Ferreira, "a família [do autor] não esperava que ia acontecer algo assim". A Polícia Civil quer traçar um perfil do jovem. “O rapaz era problemático. Pessoas próximas a ele me relataram que ele vinha enfrentando bullying na escola, vinha maltratando alguns animais. Era muito introspectivo”.

"Ele tinha alguns problemas dentro de casa, não queria ir mais para escola. A família é humilde, sem conhecimento de que precisava falar com esse jovem, que enfrentava problema psicológico", completou o delegado. "Quero ver o que ele vai contar, para poder juntar peças de investigação com a versão dele para tentar entender a motivação desse crime", continuou.

Segundo o delegado, ele está no ensino médio e trabalha em uma empresa de produção de roupas. Ele guardava dinheiro desse emprego e a polícia encontrou R$ 11 mil na casa dele. Os pais dele foram ouvidos na casa da família pela investigação. Ele morava com eles, com uma irmã e uma avó.

"Pais e irmã disseram que ele era mais quietão, não saía com ninguém, não tinha celular. Tinha se afastado dos poucos amigos", relatou o delegado.

O autor levou duas facas para a creche, mas só uma foi utilizada. Ele havia comprado os objetos há pouco tempo, conforme o delegado. "Ele brincou com a irmã dizendo que ele ia usar os instrumentos para maltratar um animal que tinha dentro de casa".

"A gente vai trabalhar com perícia, vai ouvir todas as pessoas que puderem contribuir. Eu não sei se a gente vai conseguir chegar no ponto do porquê, mas queremos prevenir ações futuras. Tentar entender", resumiu o delegado. O computador do autor foi apreendido e passará por perícia.

O que se sabe até agora:

  • Um homem de 18 anos invadiu a escola Aquarela com duas facas às 10h de terça (4).
  • A creche fica na cidade de Saudades (SC), 600km de Florianópolis, e atende crianças de 6 meses a 2 anos.
  • 20 crianças estavam no local sob os cuidados de 5 professoras.
  • A primeira pessoa que o assassino atacou foi a professora Keli Adriane Aniecevski.
  • Mesmo ferida, a professora correu para uma sala, onde estavam quatro crianças e a agente educativa Mirla Renner, de 20 anos.
  • O homem chegou até a sala e continuou os ataques, matando Keli e três crianças. Mirla chegou a ser socorrida, mas não resistiu. 
  • Todas as vítimas que morreram foram atingidas com, pelo menos, cinco golpes de facão.
  • O assassino tentou entrar em todas as salas da creche, mas professoras conseguiram se trancar e proteger as crianças.
  • Na casa do assassino, a polícia encontrou R$ 11 mil e duas embalagens de facas novas.
  • A única sobrevivente ao ataque é uma criança de 1 ano e 8 meses, que está na UTI.
  • O assassino foi preso e levado ao hospital após dar golpes contra o próprio corpo. Estado de saúde dele é grave.
  • Velório das cinco vítimas será coletivo e deve começar às 23h desta terça.

Quem são as vítimas

Keli Adriane Aniecevski, de 30 anos, era professora e dava aulas na unidade havia cerca de 10 anos. Mirla Amanda Renner Costa, de 20 anos, era agente educacional na escola (leia mais sobre elas aqui).

De acordo com o assessor jurídico de Saudades, Luiz Fernando Kreutz, Mirla chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu.

Os três bebês eram Sarah Luiza Mahle Sehn, de 1 ano e 7 meses; Murilo Massing, de 1 ano e 9 meses; e Anna Bela Fernandes de Barros, de 1 ano e 8 meses.

 

Fonte: G1

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia