Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Aplicativo Prova de Vida: Aposentados e Pensionistas sigam o passo a passo

Você sabia que não existe apenas um aplicativo de Prova de Vida, mas vários? É isso mesmo, você pode usar o seu próprio banco como uma forma de verificação ou pode fazer direto pelo app do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Algumas prefeituras também estão liberando a opção agora. 

Por isso, aposentados e pensionistas que precisam fazer a prova de vida devem ficar atentos para resolver da melhor maneira possível, sem precisar sair de casa.

Tem como fazer a prova de vida pela internet?

Aposentados, pensionistas e familiares que ficam preocupados com a exposição ao Covid-19 estão querendo saber neste momento de pandemia: tem como fazer a prova de vida pela internet?

A boa notícia é que sim, é possível. Essa ação que era obrigatória desde março do ano passado (por conta da pandemia) voltou a ter obrigatoriedade em junho de 2021. 

Mas para que serve a prova de vida? A ideia é evitar possíveis roubos, fraudes e pagamentos indevidos com os dados e informações de aposentados e pensionistas. Esse procedimento é anual e obrigatório. 

Como fazer prova de vida pelo celular 2021

Vamos logo ao que interessa: como fazer a prova de vida pelo celular em 2021? Para facilitar a vida dos beneficiários (que são, em geral, mais velhos) e preservar sua saúde foram lançadas diversas maneiras de fazer essa ação sem precisar sair de casa. 

Entre as principais novidades, o aplicativo para fazer prova de vida Meu Gov.br é o oficial disponibilizado pelo Governo Federal. O problema é que nem todas as pessoas estão podendo usar essa tecnologia. 

De acordo com o Governo Federal, cerca de 5,3 milhões de beneficiários foram escolhidos para fazer a prova de vida por biometria facial do INSS. Esse ainda é um projeto-piloto que está sendo testado. 

Quem pode fazer a prova de vida digital INSS por biometria facial recebe uma mensagem de texto ou e-mail com a informação. 

Formas de fazer prova de vida pelo aplicativo 2021

Se o aposentado ou pensionista não foi contactado pelo INSS, deve ficar atento para outras maneiras de fazer a prova de vida sem precisar sair de casa. O celular é o caminho mais fácil e rápido. 

Então como fazer a prova de vida pelo aplicativo? Selecionamos como cada banco (os principais) estão fazendo esses processos. Confira e saiba qual é a opção de acordo com o banco que você possui conta. 

Prova de Vida BB pelo aplicativo 

Quem recebe a aposentadoria ou pensão por conta corrente ou poupança do BB pode fazer a prova de vida pelo aplicativo BB; 

Selecione o menu “Serviços” e vá em “INSS”;

Clique no botão “Prova de vida INSS”;

Agora tira as fotos do documento de identificação (frente e verso) e depois uma selfie; 

O banco vai fazer uma análise e informar pelo aplicativo se a prova de vida foi aceita e qual é o prazo de validade. 

Prova de Vida Bradesco 

Quem recebe os pagamentos pelo Bradesco também pode fazer essa ação; 

Nesse caso, a prova de vida pelo Bradesco exige biometria cadastrada;  

O processo pode ser feito em caixas eletrônicos do banco e na rede Banco 24Horas

Importante: qualquer transação que foi feita no mês de vencimento da fé de vida – usando da biometria – é considerada uma confirmação de que o segurado está vivo

Prova de Vida Itaú Aplicativo

O banco também oferece a prova de vida Itaú 2021 de forma automática; 

Nesse caso é só usar a biometria em transações nos caixas eletrônicos ou guichês – e é feita a comprovação automática; 

Caixa Prova de Vida pelo aplicativo 

Clientes que querem fazer a prova de vida pela Caixa precisam ter identificação biométrica cadastrada no caixa eletrônico; 

Como em outros bancos, é possível fazer a prova diretamente usando qualquer transação com uso de biometria. 

Pronatec

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia