Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Cansanção: golpistas estão clonando contas de WhatsApp de comerciantes para pedir dinheiro

 

Nas últimas semanas, diversos comerciantes e moradores de Cansanção, na região norte da Bahia, estão sendo vítimas de golpistas que clonaram seus WhatsApp. A polícia já está em alerta para o golpe que tem atingido diversos usuários de WhatsApp no município.

Os falsários estão conseguindo clonar as contas para pedir dinheiro a parentes e amigos das vítimas. A agilidade do Pix atraiu a atenção de criminosos que sequestram contas de WhatsApp para pedir dinheiro aos contatos na lista.

Como o novo sistema permite transferências rápidas e gratuitas a qualquer dia e horário, os estelionatários conseguem movimentar a quantia rapidamente.

 


Golpe do WhatsApp: o que fazer?

Você já recebeu uma mensagem suspeita de WhatsApp de um amigo pedindo dinheiro, mas falando de um jeito diferente do que costuma, talvez com mais erros de digitação, sendo mais (in)formal que o normal ou mandando mensagem por outro número de telefone? Já te ligaram ou enviaram uma mensagem pedindo um código de confirmação para verificar um anúncio ativo ou facilitar a sua divulgação? Se essas situações ainda não aconteceram com você, provavelmente, conhece alguém que já passou por esse golpe do WhatsApp.

Para te ajudar a escapar dessas armadilhas e a se proteger, confira as dicas que o site Idec separou para você.

 

GOLPE Nº 1: UTILIZAÇÃO DO CÓDIGO DE SEGURANÇA

Como funciona?

 

Após conseguir o seu número de telefone em sites de anúncio ou em bancos de dados de vazamento, os golpistas entram em contato com você pedindo a confirmação, por WhatsApps ou por telefonema, de um número de verificação que será enviado via SMS. Contudo, o que muitos não percebem, é que esse é o código de autenticação do próprio aplicativo, e acabam passando para os criminosos.

Com essa chave de acesso, golpistas conectam sua conta a um novo celular e te desconectam do seu WhatsApp. A partir daí, conseguem utilizar o aplicativo como se fosse você – e normalmente fazem isso para pedir dinheiro a sua lista de contatos em seu nome, mas passando as informações bancárias deles.

 

Sofri o golpe do WhatsApp! E agora?

Se caiu na armadilha, primeiramente, avise seus amigos e familiares pelas redes sociais ou ligue para alertá-los. Dessa maneira, poderá evitar que transações financeiras sejam feitas para a conta dos golpistas.

Em seguida, tente recuperar sua conta. Como o mais comum é aplicarem o golpe utilizando um celular, você poderá desconectar os criminosos entrando novamente no aplicativo com seu número de telefone e confirmando, somente no WhatsApp, o novo código enviado. Ao digitá-lo, quem estiver usando a sua conta será desconectado automaticamente.

Entretanto, caso os criminosos tenham ativado a “confirmação em duas etapas” primeiro, eles serão desconectados, mas a sua conta só poderá ser acessada por você após sete dias.

Se você suspeitar que eles estejam utilizando o WhatsApp Web – extensão para utilizar o aplicativo no computador -, desconecte-os também acessando as Configurações/Ajustes > Conta > WhatsApp Web/Desktop > Sair de todos os computadores.

 

Redação: Portal de Notícias.Net

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia